Agência Fiocruz de Notícias
Publicado na Agência Fiocruz de Notícias (https://agencia.fiocruz.br)

Início > HCS-Manguinhos destaca desafios de revistas científicas de história

HCS-Manguinhos destaca desafios de revistas científicas de história

Os desafios das revistas científicas de história em meio ao atual cenário de incertezas no Brasil são destaques da nova edição da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos. Na Carta do Editor, o editor científico, Marcos Cueto, e a editora executiva, Roberta Cardoso Cerqueira, chamam a atenção para o editorial coletivo do Fórum de Editores de Periódicos da área de História da Associação Nacional de História (Anpuh), que ressalta o papel dos periódicos científicos e de suas equipes editoriais na circulação do conhecimento. O número 1 do volume 29 (janeiro/marco de 2022) da HCS-Manguinhos está disponível na íntegra no portal SciELO [1].

Transcrito na íntegra, o editorial coletivo do Fórum de Editores de periódicos da Anpuh-Brasil (2022) - Por uma política de valorização das revistas acadêmicas na área de História - reivindica uma "ampliação nos usos de artigos científicos na prática de pesquisa, de formação, de ensino e de preparo e seleção de novos pesquisadores" e o "reconhecimento pleno dos trabalhos realizados pelas equipes editoriais". Além disso, aponta para um "grave cenário nacional de descaso e flagrante desfinanciamento das pesquisas", que provoca muitos prejuízos às atividades acadêmicas, inclusive com o encerramento da atividade de muitos periódicos.

Análise

O artigo de André Nogueira e Lorelai Kury - O cirurgião ilustrado Francisco Antônio de Sampaio e as plantas de “seu país” (Vila de Cachoeira, BA – fins do século XVIII) - é um dos destaques da seção Análise. O texto analisa sua produção científica e práticas de cura, com particular atenção aos usos e descrições das plantas locais e sua relação com agentes locais e metropolitanos. O trânsito de plantas e a circulação de práticas médicas na América Meridional durante a Época Moderna são o tema de Heloisa Meireles Gesteira.Também sobre plantas, Nicolás Cuvi analisa as contribuições de Francisco José de Caldas e Alexander von Humboldt para o melhor conhecimento das cinchonas.

Também fazem parte da seção artigos sobre a Gaceta Médica de México como um manual “não sistematizado” de saberes; maternologia, eugenia e sífilis na Espanha durante o primeiro regime de Franco (1939-1950); Maria Lacerda de Moura e sua contribuição para a educação em Minas Gerais; a Clínica de Eufrenia e o Serviço de Ortofrenia e Higiene Mental; e um estudo de caso sobre a o caso da Associação Brasileira da Indústria Farmacêutica.

Depoimento e Imagens

Política, ideologia e teoria médica são os temas da entrevista com o professor da Universidade de Notre Dame (EUA) Christopher Hamlinna na seção Depoimento da HCS-Manguinhos. Realizada em novembro de 2020 pelo professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Rafael Mantovani, a entrevista aborda, entre outros assuntos, as consequências das epidemias e a relação entre confiança na ciência e imaginação moral. Na seção Imagens, o professor Pedro Felipe N. de Muñoz analisa um capítulo da história internacional da saúde por meio de imagens que retratam as conexões entre o Museu Alemão de Higiene e os países latino-americanos de 1911 a 1933.

Fontes

Com base em depoimentos de antigos funcionários, o pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz Jaime Larry Benchimol descreve o cotidiano no Instituto Oswaldo Cruz no começo do século 20. De acordo com Benchimol, o "instituto era moderno por suas atividades, mas as relações de trabalho traziam as marcas de uma sociedade agrária e patriarcal, recém-egressa da escravidão". No outro artigo da seção Fontes, a doutoranda do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (SP) Janaina Salvador Cardoso analisa a natureza e o comércio no norte do Brasil a partir de Discurso sobre os gêneros para o comércio, que há no Maranhão e Pará de Duarte Ribeiro de Macedo (1633).

Testemunhos Covid-19

Três depoimentos compõem a seção Testemunhos Covid-19 nesta edição da HCS-Manguinhos. A intrumentalização da pandemia na Colômbia, nas esferas empresariais, de educação e de governo, é a pauta do professor da Universidad Nacional de Colombia Jorge Márquez-Valderrama. No contexto chileno, o professor da Universidad de Chile Marcelo Sánchez Delgado analisa como a Covid-19 colocou em crise o modelo de desenvolvimento neoliberal e fez ressurgir um projeto de medicina social no país. Por fim, a professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Beatriz Teixeira Weber debate o quadro de incertezas nas medidas adotadas no Rio Grande do Sul contra a Covid-19 em 2020.

Resenhas

Cinco resenhas fazem parte da nova edição da HCS-Manguinhos. O Manual de sobrevivência para divulgar ciência e saúde de Catarina Chagas e Luisa Massarani é objeto de análise de Cristiane de Magalhães Porto. Além desta, constam também resenhas sobre La ciencia de la erradicación: modernidad urbana y neoliberalismo en Chile, 1973-1990, de César Leyton Robinson; Laboratorios en la selva: campesinos mexicanos, proyectos nacionales y la creación de la píldora anticonceptiva de Gabriela Soto Laveaga; Capital científica: práticas da ciência em Lisboa e a história contemporânea de Portugal de Marta Macedo; e Corps noirs et médecins blancs: la fabrique du préjugé racial, XIXe-XXe siècles de Delphine Peiretti-Courtis.

Crédito: 
César Guerra Chevrand (COC/Fiocruz)
Links internos: 
Lições da pandemia: Fiocruz lança e-book com estudos comparativos de nove países [2]
Estudo aponta que consumo de carne de caça pode reduzir anemia infantil [3]
Estudo acompanha bebês assintomáticos que tiveram zika na gestação [4]
Chamada para destaque: 
Os desafios das revistas científicas de história em meio ao atual cenário de incertezas no Brasil são destaques da nova edição da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz)
Imagem para destaque: 
Data de publicação: 
terça-feira, 19 Abril, 2022
E-mail do crédito: 
ccs@fiocruz.br [5]

Menu principal

  • Início
  • AFN Notícias
    • Notícias
    • Curtas
    • Fio da História
    • Vídeos
  • Opinião
    • Opinião
    • Entrevistas
  • Especiais
  • Publicações
    • Estante
    • Revista de Manguinhos
    • Crisinforma
  • Glossário de doenças
  • Assessoria de imprensa
    • Equipe
    • Comunicação na Fiocruz
    • Destaque na imprensa
.global_rodape { background-size: 100% 280px; padding-bottom: 25px; }

Endereço:
Av. Brasil, 4365, Castelo Mourisco, sala 15 - Manguinhos, Rio de Janeiro - CEP: 21040-360 - Tel: (0xx21) 2270-5343

(CC) BY-NC-NDCopyright © Fundação Oswaldo Cruz - Ministério da Saúde - 2013


logo todo somos SUS Logo 120 anos Logo governo federal

Link para o conteúdo:https://agencia.fiocruz.br/hcs-manguinhos-destaca-desafios-de-revistas-cientificas-de-historia

Links
[1] https://www.scielo.br/j/hcsm/i/2022.v29n1/ [2] https://agencia.fiocruz.br/licoes-da-pandemia-fiocruz-lanca-e-book-com-estudos-comparativos-de-nove-paises [3] https://agencia.fiocruz.br/estudo-aponta-que-consumo-de-carne-de-caca-pode-reduzir-anemia-infantil [4] https://agencia.fiocruz.br/estudo-acompanha-bebes-assintomaticos-que-tiveram-zika-na-gestacao [5] mailto:ccs@fiocruz.br