Agência Fiocruz de Notícias
Publicado na Agência Fiocruz de Notícias (https://agencia.fiocruz.br)

Início > Zika, chikungunya e dengue são debatidos na Fiocruz Rondônia

Zika, chikungunya e dengue são debatidos na Fiocruz Rondônia

A Fiocruz Rondônia, em parceria com a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Angevisa) e o apoio do Ministério Público do Estado, realizou, na última quinta-feira (10/3), o seminário Zika, Chikungunya e Dengue: Desafios para o controle e Atenção à Saúde. O evento debateu a situação atual das doenças no país e ocombate ao mosquito Aedes aegypti, além de apresentar os recentes estudos no auditório do Ministério Público do Estado, em Porto Velho.

Autoridades destacaram a importância de promover o intercâmbio de informações e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) (Foto: Alexandre Almeida - Fiocuz Rondônia)
 

O evento, promovido pela Fundação Osvaldo Cruz, contou com presença de profissionais de saúde das redes pública e privada de todo estado de Rondônia, além de estudantes.

Dentre os palestrantes no período da manhã estiveram: a diretora do Centro de Pesquisa René Rachou (Fiocruz Minas), Zélia Profeta; a diretora da Agevisa/RO, Maria Arlete da Gama Baldez; o diretor do Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazonas); a pesquisadora do Laboratório de Entomologia da Fiocruz Rondônia, Genimar Rebouças Julião; e o biomédico dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen) Fernando Marques Rodrigues.

No período da tarde, o diretor do escritório da Fiocruz Mato Grosso do Sul, Rivaldo Venâncio da Cunha, abordou o tema Epidemiologia e manejo clínico para Dengue, Chikungunya e Zika. O evento foi fechado com a apresentação do tema Ensaios clínicos para validação da vacina do Dengue, tratado pelo vice-diretor clínico do Cepem (Centro de Pesquisa em Medicina Tropical de Rondônia), Dhélio Batista Pereira.

Para o diretor da Fiocruz Rondônia, Ricardo de Godoi Mattos Ferreira, é importante a difusão da informação aos profissionais de saúde. “Os profissionais tiveram um panorama geral da doença e informações sobre o manejo clínico dos pacientes no tratamento dessas arboviroses. São dados e estudos publicados ainda no mês de março, promovendo um intercâmbio de conhecimento”, frisou Ricardo.

Para a diretora da Agevisa/RO, Maria Arlete Baldez, o evento foi uma oportunidade aos profissionais de saúde ampliarem seu conhecimento sobre o assunto. “É uma troca de informações sobre as pesquisas que estão sendo realizadas com relação ao controle vetorial e também quanto ao manejo. Conhecer o inimigo é conhecer como podemos nos armar para essa guerra contra o mosquito”, acrescentou Maria Arlete.

Já para o vice-presidente de Pesquisa e Laboratórios de Referência da Fiocruz, Rodrigo Stabeli, o objetivo é fortalecer o SUS (Sistema Único de Saúde) no enfrentamento às doenças e promover o intercâmbio de informações. “A comunidade científica vem trabalhando com uma parcela significativa e fazendo ciência voltada para a população brasileira. Este é o quinto seminário realizado no país com esta temática neste ano e todos os participantes tem que reproduzir a informação assimilada em suas unidades”, afirmou Rodrigo.

Crédito: 
Alexandre Almeida (Fiocuz Rondônia)
Links internos: 
Zika atinge placenta em qualquer fase da gestação [1]
Governo investe R$ 10 milhões na Fiocruz para combate ao zika [2]
Especial Zika [3]
Chamada para destaque: 
Profissionais de saúde das redes pública e privada de todo o estado reuniram-se em Porto Velho (RO) para discutir a situação atual das doenças no país e as estratégias de combate ao mosquito 'Aedes aegypti'
Imagem para destaque: 
Data de publicação: 
segunda-feira, 14 Março, 2016
E-mail do crédito: 
rondonia@fiocruz.br [4]

Menu principal

  • Início
  • AFN Notícias
    • Notícias
    • Curtas
    • Fio da História
    • Vídeos
  • Opinião
    • Opinião
    • Entrevistas
  • Especiais
  • Publicações
    • Estante
    • Revista de Manguinhos
    • Crisinforma
  • Glossário de doenças
  • Assessoria de imprensa
    • Equipe
    • Comunicação na Fiocruz
    • Destaque na imprensa
.global_rodape { background-size: 100% 280px; padding-bottom: 25px; }

Endereço:
Av. Brasil, 4365, Castelo Mourisco, sala 15 - Manguinhos, Rio de Janeiro - CEP: 21040-360 - Tel: (0xx21) 2270-5343

(CC) BY-NC-NDCopyright © Fundação Oswaldo Cruz - Ministério da Saúde - 2013


logo todo somos SUS Logo 120 anos Logo governo federal

Link para o conteúdo: https://agencia.fiocruz.br/zika-chikungunya-e-dengue-sao-debatidos-na-fiocruz-rondonia

Links
[1] https://agencia.fiocruz.br/zika-atinge-placenta-em-qualquer-fase-da-gestacao
[2] https://agencia.fiocruz.br/governo-investe-r-10-milhoes-na-fiocruz-para-combate-ao-zika
[3] https://agencia.fiocruz.br/zika-0
[4] mailto:rondonia@fiocruz.br