Início do conteúdo

04/12/2019

Programação de dezembro da VideoSaúde aborda a agroecologia

Graça Portela (Icict/Fiocruz)


No mês de dezembro os vídeos exibidos pela VideoSaúde da Fiocruz trazem temas, em sua maioria, voltados para a agroecologia. São temas sempre presentes, relevantes e necessários no âmbito nacional. Fazem relembrar que a preservação ambiental integra a agenda internacional, na busca crescente de medidas para políticas de proteção ao meio ambiente.   

Em que condições as populações servidas pelas sub-bacias da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, e outras igualmente degradadas, encontram a água para uso? Degradação, iniquidades socioambientais, e o urgente acesso universal à água são alguns dos temas problematizados. O vídeo É rio ou valão? investiga as dinâmicas e interações vivas estabelecidas entre população local, governança dos territórios, políticas públicas de saneamento (ou a ausência delas), passando pelo impacto provocado pela atividade de grandes indústrias, e pelos usos populares dos recursos hídricos nessas sub-bacias hidrográficas.

Seguindo a mesma linha, o documentário Araucária aborda o uso e importância da árvore para a cultura dos povos residentes na Região Sul. O vídeo Nascentes destaca o resultado da falta de água no meio ambiente.
 Adolescer é um projeto levado às escolas do município de Olinda. Fruto de uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde de Olinda. O vídeo Sabedoria baniwa retrata o trabalho desenvolvido por agentes comunitários indígenas em São Gabriel, no alto do Rio Negro.

O documentário Prevenção em rede traz narrativas de diagnósticos e discriminação em IST/HIV/Aidsentre dos entrevistados em Pernambuco, Paraíba, Ceará, Alagoas e Rio Grande do Norte. Na programação especial, o documentário Agrofloresta é mais registra experiência de organização e trabalho que se contrapõe a lógica da produção do agronegócio e o vídeo Iluminar Campinas, que retrata a ação de uma rede intersetorial com propósito principal de devolver a esperança e luz para as vítimas de violência sexual. O programa VideoSaúde vai ao ar às segundas-feiras, às 22h30, pelo Canal Saúde, com diferentes reprises ao longo do mês.

Confira a programação completa aqui.

Voltar ao topo Voltar