Início do conteúdo

26/01/2021

Projeto da Fiocruz Pernambuco sobre novos antivirais para Covid-19 é selecionado em edital do Brics

Fiocruz Pernambuco


Um projeto da Fiocruz Pernambuco foi selecionado na chamada pública lançada pelo Governo Federal em parceria com os demais países componentes dos Brics - bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O edital contou com recursos de R$ 6,2 milhões do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e R$ 1 milhão do Ministério da Saúde para financiar pesquisas direcionadas para o enfrentamento da pandemia de Covid-19. 

Do total de 85 propostas recebidas, foram selecionadas 12, entre as quais três coordenadas por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz. Um de Pernambuco, Lindomar Pena, e dois do Rio de Janeiro, Daniel Vilela e Thiago Moreno Lopes. 

Os projetos terão até 2 anos de duração em linhas de pesquisa voltadas a novas tecnologias de diagnóstico; vacinas e medicamentos; sequenciamento genético do vírus; Inteligência Artificial aplicada a medicamentos, vacinas, tratamentos; e estudos para avaliar a sobreposição do Sars-CoV-2 e outras morbidades, como a tuberculose.

Estudo da Fiocruz Pernambuco 

Intitulado Reposicionamento de fármacos e validação de compostos líderes contra a principal protease e a RNA polimerase dependente de RNA do Sars-CoV-2, o estudo será realizado em parceria com instituições do Brasil, Rússia, Índia e África do Sul. A busca é por identificar e desenvolver novos medicamentos que possam bloquear o Sars-CoV-2. “Acreditamos que o resultado desta proposta auxiliará médicos e pesquisadores a desenvolver uma abordagem terapêutica para Covid-19”, explica o coordenador Lindomar Pena, que integra a equipe do Departamento de Virologia e Terapia Experimental da Fiocruz Permambuco. 

As instituições parceiras da Fiocruz nesse projeto são: Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Amity University Uttar Pradesh, Noida, (India); University of Delhi (India); South Ural State University (Rússia) e University of KwaZulu-Natal (África do Sul).

Veja o resultado completo do edital

Voltar ao topo Voltar