Início do conteúdo

22/11/2016

Proqualis do Icict/Fiocruz lança especial sobre prevenção de úlcera por pressão

Isis Breves (Proqualis/Icict/Fiocruz)


Dia 20 de novembro, comemora-se o Dia Mundial de Prevenção de Úlcera / Lesão por Pressão. Este evento adverso, que pode ser evitado com medidas simples, ainda é um problema de Saúde Pública. Segundo dados do Sistema de Notificações da Vigilância Sanitária (Notivisa), em 2104, das 8.435 notificações de evento adverso relacionado à assistência à saúde, 1.319 foram notificações de úlcera por pressão, equivalendo a 15% dos registros. Reduzir o risco de úlceras por pressão é uma das 6 Metas Internacionais de Segurança do Paciente e uma das prioridades do Ministério da Saúde (MS) para a segurança do paciente.

A úlcera por pressão, além de prolongar a permanência dos pacientes nos hospitais, aumenta o risco de infecções, o custo do serviço de saúde e pode ainda ser causa de reinternações após alta hospitalar. Para se ter uma ideia, estudos apontam que o custo para tratar uma lesão por pressão é de R$145,40 por dia, em contrapartida, a prevenção custa em média R$5,40 por dia. A úlcera/lesão por pressão causa muito sofrimento para o paciente e seus familiares e pode levar o paciente à morte por infecção.

Há diversos fatores que favorecem o aparecimento de úlceras/lesão por pressão que podem ser estratificados através de instrumentos para avaliar o risco. O Proqualis preparou um especial de conteúdo em comemoração a esta data. Confira aqui

Voltar ao topo Voltar