Início do conteúdo

19/02/2020

Psicossociologia e Sociologias Clínicas serão temas de seminário e minicursos na Ensp/Fiocruz

Informe Ensp


Nos próximos dias 2, 3 e 4 de março, a Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) realizará, no auditório térreo, o Seminário Internacional e Minicursos Psicossociologia e Sociologias Clinicas. Para participar da atividade, é necessário fazer a inscrição até o dia 20 de fevereiro por e-mail (seminariointernacionalensp@gmail.com).

No dia 2 de fevereiro, na parte da manhã, haverá a mesa de abertura com o tema Por uma abordagem clínica de pesquisa e intervenção em Saúde Coletiva, coordenada pelas pesquisadoras Marilene de Castilho e Lilian Miranda. Logo em seguida, a mesa Por que as instituições se tornam 'paradoxantes'? Quais consequências para o campo da Saúde Pública? Quais respostas? contará com a palestra do professor emérito da Universidade de Paris e presidente do Réseau International de Sociologie Clinique – RISC, Vincent de Gaulejac. No período da tarde, a mesa Narrativas de jovens sobre o trabalho terá como palestrante a professora permanente da Pós-Graduação de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB) e coordenadora do grupo de pesquisa Diálogos em Sociologia Clínica, Christiane Girard, junto com a professora titular do Programa de Psicologia da Universidade Católica de Brasília PUC-DF, Maria Aparecida Penso.

Na terça-feira, dia 3 de março, o evento começa com a mesa É possível construir outro horizonte social e evitar o pior?, que estará a cargo do professor emérito da Universidade de Paris, Eugène Enriquez. Na parte da tarde, a professora titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Teresa Carreteiro, e a bolsista de pós-doutorado do Programa Inova/Fiocruz, Ana Massa, cediam a mesa Aposentados e jovens: trabalho, ruptura de vínculos e resistências nos tempos atuais

Quarta-feira, dia 4 de março, começam os minicursos cujo objetivo é introduzir os participantes ao dispositivo de grupos de implicação e pesquisa. A abertura comum aos minicursos terá como tema Sociologia Clínica e Grupos de Implicação e Pesquisa, com o professor Vincent de Gaulejac). Ao todo, três minicursos simultâneos sobre esse dispositivo, abordando três temáticas diferentes: O Sujeito frente ao sentido; Relação com o trabalho; e Romance familiar e trajetória social.

As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, conforme o limite da capacidade do auditório. Com relação aos minicursos, o critério será o número máximo de presentes, definido pelos professores.

Acesse a programação completa

Voltar ao topo Voltar