Início do conteúdo

12/06/2018

Sala de Convidados do Canal Saúde aborda os 130 anos da Abolição nesta terça-feira (12/6)

Canal Saúde


No dia 13 de maio deste ano, a abolição da escravatura completou 130 anos. Mas o fim da escravidão no Brasil, decretado pela Lei Áurea, assinada pela princesa Isabel em 1888, não foi acompanhado por políticas de inclusão da população negra e até os dias de hoje, infelizmente, o país carrega as marcas de um racismo estrutural. Por causa disso, ainda há muito o que resgatar do passado, do presente e do futuro dos negros por aqui.

Nesta terça-feira (12/6), o Sala de Convidados traz como tema os 130 da Abolição, ao vivo, às 11h, no Canal Saúde. O programa vai discutir questões que vêm do passado e ainda repercutem diretamente nos dias de hoje em situações como a diferença salarial entre brancos e negros, que recebem 28% menos na média salarial do país; os números assustadores de assassinatos de jovens negros no Brasil, onde um desses jovens morre a cada 23 minutos; e a taxa de analfabetismo entre pretos, que é mais do que o dobro da taxa entre brancos: respectivamente 11,2% e 5%.  

As convidadas para falar sobre o tema são a pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e professora do programa de pós-graduação em História das Ciências e da Saúde, Tania Pimenta; a professora de História do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj) e uma das idealizadoras do Saravá CBNB e da Campanha Vista Nossa Palavra Flip 2016, Janete Santos Ribeiro; e a pós doutoranda no departamento de História Comparada do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ, Helena Theodora. Não perca e participe!

Sala de Convidados

Programa ao vivo, apresentado por Renato Farias, inédito toda terça-feira, das 11h às 12h. Os temas em geral são factuais, relacionados às políticas públicas na área da saúde e a participação do espectador pode ser antecipada ou no dia com perguntas através do número 0800 701 81 22, pela fan page do Canal Saúde, pelo e-mail canal@fiocruz.br e pelo chat (apenas durante o programa) no site da TV. 

Voltar ao topo Voltar