Início do conteúdo

05/10/2017

Saúde, mídia e publicidade são temas da nova edição da Reciis

Frederico Azevedo (Reciis/Icict/Fiocruz)


O terceiro número do volume 11 da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde já está disponível. Além de continuar comemorando os dez anos da revista, esta edição apresenta temas ligados à saúde e mídia, jornalismo e publicidade, sistemas de informação e pesquisas de saúde, tecnologias de informação e comunicação aplicadas à saúde.

(Confira a edição na íntegra)

Entre os artigos originais, há uma análise sobre o discurso da mídia em relação a questões de saúde, encontrado no artigo O discurso do risco na controvérsia dos emagrecedores: uma análise da cobertura de imprensa nos anos de 2011 e 2014. Há ainda, um estudo que avaliou os efeitos da implementação de um programa de mudança do estilo de vida na saúde de mulheres na atenção primária e um estudo que avaliou criticamente o programa Vigilantes do Peso, entre outros.

Em Ensaios, há uma análise sobre os reflexos da substituição do controle estatal pelo de mercado enquanto mecanismo de regulação dos agrotóxicos e em Relatos de Experiência, é descrito o desenvolvimento de um software avaliativo na área de Fisioterapia, com base na Classificação Internacional de Funcionalidade.

Na seção de Artigos de Revisão, a revista apresenta uma revisão sistemática que avaliou, no período de 2000 a 2013, as evidências sobre os sistemas de informação em saúde e a utilização dos seus dados para a gestão do cuidado pelos profissionais de saúde.

Doutora do programa de pós-graduação em mídia e cotidiano da Universidade Federal Fluminense (UFF), Carla Baiense assina a nota de conjuntura desta edição, fazendo uma análise das narrativas jornalísticas ao longo de quatro décadas, a respeito da relação entre as favelas e a violência e o uso da expressão “Guerra do Rio”. Além disso, contamos com um editorial de Ana Luiza Braz Pavão, apresentando o conteúdo desta edição e outro editorial, de Cícera Henrique, abordando os desafios de ser um editor disciplinar em um periódico interdisciplinar.

 

Voltar ao topo Voltar