Início do conteúdo

24/03/2023

Secretário de C&T para o Desenvolvimento Social do MCTI visita a Fiocruz

Ricardo Valverde (Agência Fiocruz de Notícias)


A Fiocruz recebeu, na quinta-feira (23/3), a visita do secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda. Ele foi recebido pelo presidente em exercício da Fiocruz, Mario Moreira, e pela vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação (Vpeic/Fiocruz), Cristiani Vieira Machado, no Castelo de Manguinhos, no Rio de Janeiro. O objetivo foi conhecer as ações de popularização e divulgação da ciência desenvolvidas pela Fiocruz e a área de tecnologias sociais, além de projetar novas parcerias e fortalecer estratégias. A reunião também serviu para trocar experiências sobre editais programas que vêm sendo promovidos pelo Ministério, como os da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, das olimpíadas científicas e das feiras de ciência. O secretário afirmou que quer investir mais na inserção de jovens na ciência.

Objetivo da visita foi conhecer as ações de popularização e divulgação da ciência desenvolvidas pela Fiocruz e a área de tecnologias sociais, além de projetar novas parcerias e fortalecer estratégias (foto: Peter Ilicciev)

 

As iniciativas relacionadas aos programas de incentivo a mulheres e meninas na ciência, que recentemente ganharam destaque em intervenção da ministra Luciana Santos, e que a Fiocruz desenvolve com êxito desde 2019, também estiveram na pauta do encontro. Inácio Arruda foi um importante parceiro da Fiocruz no período em que esteve à frente da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará. Ele sempre destacou a importância da Fundação para o desenvolvimento nacional, a partir da ciência, inovação e tecnologia, e foi um dos defensores da implantação de uma unidade da Fundação no estado.

“A partir da nova configuração da Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (Sedes), a ideia é aproximar a Fiocruz das ações que estão sendo priorizadas pelo governo. Além dos editais, queremos nos envolver mais ainda com as políticas voltadas para o fortalecimento do diálogo entre ciência e sociedade. E tendo em mente as lições deixadas pela pandemia, especialmente no enfrentamento das nefastas consequências das fake news e, de um modo geral, do negacionismo na ciência”, afirmou o presidente Mario Moreira.

Entre as competências da Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social estão a de propor ao MCTI a criação de políticas ou programas de desenvolvimento científico, tecnológico e da inovação, nas áreas de popularização da ciência, tecnologia e educação científica, tecnologia social, economia solidária, tecnologia assistiva, soberania e segurança alimentar e nutricional, bem como o diálogo de saberes e ciências e as múltiplas formas de conhecimento. Também participaram da reunião o vice-diretor de Patrimônio e Divulgação Científica da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), Diego Bevilaqua, a coordenadora de Divulgação Científica da Fiocruz, Cristina Araripe, e a assessora Ana Beatriz Ayres.

Voltar ao topo Voltar