Início do conteúdo

05/04/2019

Seminário discute desafios da informação para Pensamento Social

André Bezerra (Icict/Fiocruz)


Pesquisadores de áreas relacionadas ao estudo do pensamento social no Brasil e na América Latina e profissionais do campo da informação se reuniram no 5° Seminário BVPS: pensamento social e o desafio das metodologias informacionais, nos dias 26 e 27/03, no Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). Realizado em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Fiocruz) e Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), o encontro trouxe como proposta a ampliação das redes de trabalho e circulação do conteúdo organizado e disponibilizado pela BVPS.

Rodrigo Murtinho, diretor do Icict/Fiocruz, Nísia Trindade, presidente da Fiocruz, e André Botelho, do grupo de pesquisa da Biblioteca Virtual do Pensamento Social (foto: Raquel Portugal, Icict/Fiocruz)

 

“É um trabalho coletivo, de várias vozes, que apresenta a ideia de trabalhar em rede, que é a filosofia de uma biblioteca virtual”, comentou Luciana Danielli, coordenadora da BVS-Fiocruz. 

Na mesa de abertura, a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, se apresentou como pesquisadora, uma vez que integrou o grupo de pesquisa que originou a BVPS. “A área de pensamento social tem uma longa tradição e esse grupo recupera um grande legado no campo das ciências sociais e afins”, afirmou. Além disso, Nísia destacou a iniciativa dentre as diversas que a fundação encampa nas áreas de informação e comunicação. “A ideia da Biblioteca Virtual temática sobre o pensamento social tem uma identidade com a Fiocruz”, afirmou, destacando que está em consonância com sua política de acesso aberto.

André Botelho, pesquisador da UFRJ e coordenador do grupo de pesquisa, também destacou a formação das redes de informação em torno do tema. “A gente tem trabalhado, sobretudo, na sensibilização e na divulgação do que é uma biblioteca virtual junto à nossa comunidade de cientistas sociais, em particular de pesquisadores da área de pensamento social, que também envolve profissionais de literatura, historiadores, e de outras áreas do conhecimento, também discutindo as implicações do trabalho, as ferramentas e modelo de rede proposto pela Biblioteca”, destacou.

Para o diretor do Icict/Fiocruz, ao lado da BVS Saúde Indígena, a BVPS apresenta novidades em relação ao modelo, incorporando novas tecnologias, rompendo fronteiras e aperfeiçoando-o. “Para além de uma ferramenta, essa biblioteca virtual é um meio de fortalecimento de um campo do conhecimento, um instrumento para consolidar e fortalecer o pensamento crítico no brasil”, pontuou.

O encontro, realizado no Icict/Fiocruz e no IFCS/UFRJ, trouxe perspectivas tanto metodológico-tecnológicas quanto conceituais em relação às cartografias e estudos de abrangência sobre o tema. A BVPS surgiu a partir do grupo de pesquisa sobre Pensamento Social junto ao Conselho Nacional de Ensino e Pesquisa (CNPq), envolvendo uma série de instituições que produzem conhecimento sobre o tema. A partir de 2013, o Icict/Fiocruz passou a integrar o trabalho, juntamente com a COC/Fiocruz e instituições parceiras.

Voltar ao topo Voltar