Início do conteúdo

01/10/2019

Site de Bio-Manguinhos/Fiocruz é reformulado e traz novidades

Paulo Schueler (Bio-Manguinhos/Fiocruz)


O site do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) foi reformulado tendo como base as respostas de cerca de 800 colaboradores na Pesquisa de Comunicação do Instituto, diagnóstico de comunicação realizado pela Presidência, bem como os fundamentos da Política de Comunicação da Fiocruz, seguindo as melhores práticas e as tendências da comunicação 4.0.

Ele está com layout moderno e seu conteúdo está com uma nova lógica, valorizando informações voltadas para o papel estratégico desempenhado por Bio-Manguinhos/Fiocruz como laboratório público produtor de insumos estratégicos ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Por exemplo, estão as novas seções sobre Competências em Desenvolvimento Tecnológico, as infraestruturas para o fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Ceis), e exemplos de conquistas para a saúde pública – como o controle da poliomielite no Brasil e a formação de competências para o estratégico setor de biotecnologia em saúde – como a parceria com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) para o curso técnico de biotecnologia, o Mestrado Profissional de Tecnologia em Imunobiológicos (MPTI).

Foi feito, ainda, um benchmarking com sites de outras instituições de saúde, o que norteou a reformulação da arquitetura da informação e do layout. O site é fruto da parceria entre várias áreas do Instituto, que contribuíram com a produção de conteúdos estratégicos e o endereço foi adequado à Lei de Acesso à Informação (LAI), contando com uma aba somente para este tema. E seguimos atualizando o site em parceria com todas as áreas de Bio-Manguinhos, valorizando uma comunicação mais horizontal.

Outra grande mudança é a Transparência Ativa. A Gestão do Conhecimento, junto com outras áreas estratégicas, está à frente da adequação de Bio à Lei de Acesso à Informação (Nº 12.527), assim como as outras unidades da Fiocruz. O objetivo é disponibilizar as principais informações do Instituto aos cidadãos. Tudo pode ser divulgado, menos o que é considerado sigiloso.

Sabia que o novo site de Bio-Manguinhos é responsivo? Ele se adapta a diferentes dispositivos móveis. Além disso, possui acessibilidade a deficientes visuais (que podem, através de navegadores próprios, além de escutar os textos em áudio, ler a descrição das imagens).

O novo endereço também passa a centralizar todo o conteúdo dos eventos de grande porte de Bio-Manguinhos, que antes dispunham de sites próprios, a exemplo do International Symposium on Immunobiologicals.

Acesse o novo site aqui.    
 

Voltar ao topo Voltar