Início do conteúdo

30/10/2019

Vacinação, avanços e desafios é o tema do Sala de Convidados do Canal Saúde (31/10)

Canal Saúde


O Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Brasil existe há 45 anos (desde 1973) e é considerado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) referência internacional de política pública de saúde. A população tem acesso gratuitamente a todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o país já erradicou doenças, por meio de vacinação, como varíola, febre amarela, sarampo, rubéola e poliomielite.

Mas se a situação já foi essa até bem pouco tempo, a realidade atual assombra os brasileiros com a volta de algumas dessas doenças. O Brasil perdeu o certificado de eliminação do sarampo. A doença retornou e tem sido a causa de mortes em alguns estados. A paralisia infantil (poliomielite) é outra ameaça. Como a erradicação não é mundial, o vírus continua a existir e a migrar de país para país através de pessoas contaminadas. E a febre amarela matou cerca de 700 pessoas, entre dezembro de 2016 e março de 2018, por transmissão silvestre.

A população está deixando de se vacinar. Apesar das inúmeras campanhas do governo federal, o Ministério da Saúde não tem conseguido atingir as metas de cobertura vacinal no país. Um grave problema de saúde pública, que será discutido ao vivo nesta quinta (31/10), às 11h, no programa Sala de Convidados do Canal Saúde

Saiba mais aqui.
  

Voltar ao topo Voltar