Início do conteúdo

03/03/2023

VideoSaúde: Programação de março destaca saúde indígena

Icict/Fiocruz


Devido ao enfrentamento da crise humanitária e sanitária por causa do garimpo ilegal no território Yanomami, a VideoSaúde apresenta, na primeira semana do mês, a animação Amazônia sem garimpo, que reflete os impactos do garimpo na saúde e a contaminação de mercúrio na população indígena da região. Acompanhe também Bem Viver na perspectiva dos povos indígenas e quilombolas mostrando o sentimento sobre a preservação da cultura e tradição indígena.   

Ao longo de março, outras temáticas na área da saúde em: Um parasita chega às metrópoles, trazendo a preocupação com a migração da leishmaniose visceral nas regiões rurais para as urbanas; uma conversa com parteira tradicional, Dona Prazeres, em Simbiose, na versão em acessibilidade em Libras; Alienado, uma ficção que mostra um técnico de laboratório contando sua rotina e história de trabalho; o impacto da má alimentação e excesso de peso entre crianças e adolescentes em Saúde dos adolescentes; a trajetória do sangue entre o doador e quem recebe no vídeo Caminhos do sangue e Escutas, grupoterapia, um filme do IdeiaSUS sobre o trabalho da equipe da Clínica da Família Augusto Boal onde usuários falam de crises de ansiedade, medos e aprendizados.   

Na última terça-feira do mês, o Programa VideoSaúde Especial transmitirá o longa-metragem Saúde! Velho Chico. Utilizando fotografias da expedição de Adolfo Lutz e Astrogildo Machado, que foram à região do Rio São Francisco para investigar as condições de saúde, retrata a mudança ambiental e reflexos na vida dos habitantes do território.   

O Programa VideoSaúde vai ao ar às segundas-feiras com reprises durante a semana sempre no Canal Saúde. Confira a programação.

Voltar ao topo Voltar