Início do conteúdo

27/11/2023

Bio-Manguinhos/Fiocruz realiza 11ª Oficina Técnica Nacional NAT Brasileiro

Thais Christ (Bio-Manguinhos/Fiocruz)


O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), em parceria com a Coordenação de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde (MS), realiza, entre os dias 28 e 30 de novembro, a 11ª edição da Oficina Técnica Nacional NAT Brasileiro. O encontro reúne representantes dos 14 hemocentros brasileiros para compartilhar experiências e discutir melhores práticas na utilização do kit NAT para a detecção de patógenos na rede transfusional brasileira.

Este ano, o evento também celebra 1 ano de implementação do kit NAT Plus na hemorrede brasileira. Além dos alvos HIV, hepatite B e hepatite C, a segunda geração do kit NAT também é capaz de detectar o patógeno da malária. Apenas neste primeiro ano de implementação, o kit NAT Plus foi responsável por identificar 17 bolsas contaminadas, sendo oito delas em regiões não endêmicas da doença.

O kit NAT Plus é o primeiro kit diagnóstico do mundo a detectar o alvo malária e coloca o Brasil no mais alto patamar de segurança transfusional.

Informações: 
Thais Christ | (21) 99802-9233 – thais.christ@bio.fiocruz.br
Talita Wodtke | (21) 9100-5588 – talita.wodtke@bio.fiocruz.br

Voltar ao topo Voltar