15/04/2014
Elisandra Galvão
Seguindo o plano de trabalho da revista Rets, ainda este ano serão publicadas duas edições especiais (setembro e dezembro) com relatos de experiências na área de formação de trabalhadores técnicos em saúde. A ideia é divulgar o maior número de experiências possíveis, em todas as áreas e níveis de formação, desde aquelas voltadas para os auxiliares e agentes de saúde até aquelas relacionadas aos técnicos de nível médio e/ou superior e tecnólogos.
Assim, os editores da revista estão pedindo colaborações. Todas as experiências são fundamentais para ampliar a reflexão sobre numerosas questões referentes à formação desses trabalhadores que, apesar de exercerem um papel relevante nos sistemas nacionais de saúde, nem sempre têm sua importância reconhecida.
Serão selecionados para publicação relatos de experiências ocorridas a partir de 2010 e submetidos até 30 de junho, conforme as diretrizes especificadas nesta chamada. No processo de seleção, será dada preferência, as experiências realizadas no âmbito das instituições que integram a Rets, a Rets-CPLP e a Rets-Unasul.
Diretrizes e esclarecimento para o envio de relatos
Serão aceitos relatos em português, espanhol e inglês;
Os relatos devem ser enviados em documento do word, para o e-mail rets@fiocruz.br;
A publicação dos relatos será feita no formato jornalístico, em acordo com a natureza da Rets. Nesse sentido, todos os textos enviados passarão por um processo de edição, cujo objetivo é adequar o material ao espaço disponível e à linguagem jornalística. No processo de adequação, os autores do texto serão contactados sempre que houver necessidade;
Todas as experiências relatadas e que atendam o objetivo desta chamada, inclusive as que não forem publicadas na revista impressa por questões de espaço, poderão ser publicadas no website da Rets, a fim de ampliar o alcance da proposta e da iniciativa;
Os relatos não devem ultrapassar o número de 20 mil caracteres (com espaço) e devem incluir os seguintes elementos:
Os objetivos e a justificativa da experiência;
As bases teóricas necessárias e utilizadas para dar fundamentação ao assunto;
A descrição das atividades realizadas, a metodologia (material, método) e os resultados;
A avaliação da experiência, incluindo tanto os aspectos considerados positivos quanto os que forem considerados negativos, tendo em vista que ambos são igualmente importantes nos processos avaliativos. Caso considerem necessário, os autores podem apresentar recomendações e sugestões para experiências similares. É importante destacar o valor dessa experiência para o campo da formação em saúde e/ou para a organização do sistema, bem como ressaltar os valores e conhecimentos agregados pelos autores ao longo da atividade relatada.
As imagens que acompanham o texto (fotos, gráficos, tabelas etc) devem estar em alta resolução (igual ou superior a 300dpi), a fim de permitir uma impressão de qualidade. Todas as imagens devem vir acompanhadas de legendas explicativas e dos devidos créditos individuais ou institucionais. Os relatos devem vir acompanhados dos dados completos dos autores – nome, breve currículo, telefone e e-mail de contato, instituição, cargo na instituição e função no âmbito da experiência –, os quais serão responsáveis pela legitimidade das informações constantes no texto. Sempre que for possível, devem ser enviados materiais/documentos complementares à experiência relatada (folders, links para materiais ou notícias sobre a experiência, materiais didáticos etc).
Todos os atores citados nominalmente ou que deem depoimentos no relato de experiência devem ser devidamente identificados (nome, função, cargo etc). Ao submeter um relato de experiência, os autores concordam com sua plena divulgação e sua replicação em outros meios, desde que citadas as fontes e mantida a integridade da informação. A inscrição dos textos implica na concordância com as diretrizes e esclarecimentos expostos neste texto.