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28/06/2016

Editores científicos debatem na Fiocruz desafios de periódicos interdisciplinares

Blog da revista 'História, Ciências, Saúde - Manguinhos'


Pela primeira vez, editores de periódicos interdisciplinares do Brasil, de outros países da América Latina e do Reino Unido tiveram a oportunidade de discutir frente a frente os desafios comuns do seu trabalho. Em workshop realizado de 22 a 24 de junho de 2016 no Rio de Janeiro, os participantes dialogaram sobre as agendas contemporâneas e futuras da editoração, indexação e impacto das revistas nas áreas de ciências humanas e sociais com ênfase em história.

Com o objetivo de incrementar políticas editoriais consistentes, inovadoras e sustentáveis, os editores refletiram sobre a situação atual e as estratégias de seus periódicos, como a publicação do conteúdo em acesso aberto e a sua divulgação através de blogs e redes sociais. Impasses como as consequências do produtivismo acadêmico e as dificuldades de financiamento também pautaram os debates realizados na Tenda da Ciência, na Fiocruz.

Nos últimos anos, editores e membros dos corpos editoriais de revistas interdisciplinares têm sido confrontados com uma combinação de antigas e novas dificuldades para validar sua existência e melhorar a gestão, qualidade e visibilidade de suas publicações. Estes desafios têm sido especialmente agudos em periódicos acadêmicos latino-americanos publicados na região e no exterior, nos quais os editores trabalham com recursos escassos e se esforçam para disseminar o conteúdo das revistas tanto para especialistas de diversas áreas científicas como para o público leigo.

O workshop Desafios de revistas interdisciplinares: experiências do Reino Unido, Brasil e América Latina em história, ciências sociais e humanidades fez parte de um projeto de colaboração de um ano apoiado pela British Academy entre a revista brasileira História, Ciências, Saúde- Manguinhos, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), e o periódico britânico Journal of Latin American Studies, da Cambridge University Press.

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