Início do conteúdo

05/04/2018

Obra de Torquato Neto é o tema do Ciência & Letras do Canal Saúde nesta terça (10/4)

Canal Saúde


O letrista, poeta e jornalista Torquato Neto foi destaque no Movimento Tropicalista, colunista do jornal Última Hora e forte defensor do cinema marginal. Parceiro musical de grandes nomes como Caetano Veloso, Edu Lobo e Gilberto Gil, com quem compôs o sucesso Louvação, gravado por Elis Regina e Jair Rodrigues, Torquato viveu intensamente até os 28 anos, quando cometeu suicídio em sua casa, no ano de 1972.

Sua extensa obra, que percorre a música, poesia, o jornalismo e cinema, continua rendendo frutos. Em 2017, o crítico e ensaísta Ítalo Moriconi organizou o livro Torquato Neto – Essencial, com um acervo de manuscritos, reportagens entre outros documentos pessoais de Torquato. Já esse ano, o diretor e produtor, Eduardo Ades, foi um dos diretores do filme Torquato Neto – Todas as horas do fim, documentário sobre sua vida.

Para saber um pouco mais sobre esse multifacetado artista, o apresentador Renato Farias conversa com Ítalo Moriconi e Eduardo Ades.
 
Ciência & Letras

O programa, fruto de uma parceria entre o Canal Saúde e a Editora Fiocruz, é para os amantes de livros em geral e promove o encontro entre a escrita da academia e os temas de outros saberes. Inédito às terças-feiras, às 9h, para todos os públicos.

Como assistir

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 62.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital; em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 3690).

Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique na página principal em web TV (acessível por computadores e dispositivos móveis).

Voltar ao topo Voltar