Início do conteúdo

20/03/2018

Proteção social e acessibilidade: seminário aborda desafios para cidadania

André Bezerra (Icict/Fiocruz)


O Centro de Estudos do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (Icict/Fiocruz) realizará nesta quarta-feira (21/3), o seminário Política social e deficiência no Brasil: desafios e perspectivas. Na pauta, assuntos como a proteção social, cidadania e acesso, em diálogo sobre os desafios relacionados à aplicação do benefício de prestação continuada (BPC). O evento, organizado por pesquisadores do Icict e da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), marca o lançamento de edição temática da revista Ciência e Saúde Coletiva, da Abrasco, sobre o BPC, em formato inédito, que disponibilizou todo o conteúdo dos artigos científicos em arquivos de áudio, produzidos por meio de projeto de extensão universitária.

Segundo os organizadores, “o número temático tem como objetivo refletir sobre os processos sociais e institucionais que afetam a pessoa com deficiência objeto do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC)”, diz nota da edição. O BPC é destinado a idosos e pessoas com deficiência, em situação de extrema pobreza, integrando a Proteção Social Básica no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (Suas), sendo uma ação que visa atenuar os determinantes sociais da saúde relacionados à deficiência.

A programação do seminário, que ocorre a partir das 9h30, no Salão de Leitura da Biblioteca de Manguinhos, no campus da Fiocruz, inclui uma mesa redonda com os pesquisadores Cristiano Boccolini (Icict), Nilson do Rosário Costa (Ensp), Jeni Vaitsman (Ensp) e Cristina Rabelais (Icict), abordando diferentes aspectos relacionados ao aspecto assistencial e políticas públicas para pessoas com deficiência e funcionalidades reduzidas.

Em seguida, será apresentada a metodologia e experiência de trabalho relacionada à produção e difusão dos artigos científicos em áudios, visando maior acessibilidade. Além dos pesquisadores acima, a iniciativa contou com a participação de Patrícia Boccolini (Icict) e Miguel Abud Marcelino (Icict), que compõem a organização do evento.

Voltar ao topo Voltar