Início do conteúdo

06/04/2011

25 anos do Icict: palestra sobre políticas públicas de comunicação no cenário digital

Cristiane D'Avila


Inovação para a saúde brasileira, com ênfase no livre acesso ao conhecimento. Com esse mote, o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (Icict/Fiocruz) comemora, em 2011, 25 anos de atividades. Para celebrar a data, o instituto realizará, no dia 7/4, o seminário Políticas públicas de comunicação e informação para o cenário digital, com a presença do sociólogo Sergio Amadeu. Doutor em Ciência Política, Amadeu falará sobre as implicações da metalinguagem digital e da comunicação em rede na criação, produção e distribuição de bens culturais. Além deste tema, ele abordará as articulações criativas e o ativismo cultural emergente nas malhas digitais, e os aspectos econômicos, políticos e a relação entre diversidade cultural e cibercultura. A palestra, assim como os demais eventos programados para os 25 anos do Icict, fazem parte das comemorações, na Fiocruz, da Semana Mundial da Saúde, que acontece de 4 a 8/4.


 O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fiocruz 

O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fiocruz 


O diretor do Icict, Umberto Trigueiros Lima, explica que, ao completar 25 anos de existência em 2011, o Instituto estará afiançando uma longa trajetória da Fiocruz. “Desde que Oswaldo Cruz criou a primeira biblioteca especializada e promoveu o registro sistemático de documentos, fotos, filmes e ilustrações sobre cada ação, estudo, ou expedição realizada por seus pesquisadores, a preocupação com a informação e a comunicação em saúde esteve presente, em maior ou menor medida, no desempenho da Fundação”. Tal preocupação, para Trigueiros, ganhou vulto, expressão maior, estruturas e recursos específicos a partir da gestão de Sergio Arouca na presidência da Fiocruz, quando foi criada, em 1986, a Superintendência de Informação Científica, hoje Icict.


De superintendência a instituto, desde então o Icict vem se especializando no ensino, na pesquisa e na prestação de serviços em comunicação e informação científica, análise de dados, programação visual, informática, apoio bibliográfico a pesquisadores, entre outros serviços, dirigidos não só a setores e unidades da Fiocruz, como também ao Ministério da Saúde e outras instituições componentes do SUS.

 

Diante da diversidade de ações, serviços, produtos e pesquisas em que se conforma atualmente o campo de atuação do Icict, a programação de aniversário inclui também a realização, nos dias 7 e 8 de abril, dos seminários “Observando observatórios: informação, saúde e ambiente para a sociedade”,  “Cinema, memória e imagens da saúde” (seguido do lançamento do documentário inédito "Cinematógrafo brasileiro em Dresden") e “O olhar da produção audiovisual independente sobre a saúde”.


Além destes encontros, está previsto, no dia 6 de abril, o lançamento dos vídeos da parceria da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. “A programação de aniversário busca ressaltar, principalmente, a diversidade de nossas linhas de ação e o nosso compromisso com a garantia do acesso livre à informação e à comunicação em C&T e Saúde”, afirma Umberto Trigueiros Lima.


PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO

(7 e 8 de abril de 2011)


DIA 7/4


9h às 12h

Seminário Observando observatórios: informação, saúde e ambiente para a sociedade.

Kátia Lerner (pesquisadora do Observatório de Saúde na Mídia/Icict/Fiocruz)

Christovam Barcellos (pesquisador do Observatório de Clima e Saúde/Icict/Fiocruz)

Cristiane Guimarães (pesquisador do Observatório de Tecnologia da Informação e Comunicação em Serviços de Saúde/Icict/Fiocruz) e Alcindo Ferla (professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Rogério Lanes (editor-chefe da Radis/Ensp)


14h30

Cerimônia de aniversário Icict, 25 anos de inovação e ciência livre para o SUS

Paulo Ernani Gadelha (presidente da Fiocruz)

Umberto Trigueiros (diretor do Icict)



Seminário de aniversário e abertura do ano letivo: Políticas públicas de informação e comunicação para o cenário digital

Inesita Soares Araújo (coordenadora do Programa de Pós-graduação em Informação e Comunicação em Saúde – PPGICS)

Christovam Barcellos – Vice-diretor de Pesquisa, Ensino e Desenvolvimento TecnológicoConvidado: Sérgio Amadeu (sociólogo e pesquisador de comunicação e tecnologia)Moderador: Umberto Trigueiros Lima (diretor do Icict)

 

DIA 8/4


9h às 12h

Seminário Cinema, memória e imagens da saúde e lançamento do vídeo Cinematógrafo brasileiro em Dresden

Eduardo Thielen (pesquisa da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz)

Alice Ferry (pesquisadora do Laboratório de Comunicação e Saúde/Icict)

Stella Oswaldo Cruz (pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz)

Fabián Nuñes (professor da Universidade Federal Fluminense - UFF)

Moderador: Carlos Eduardo Estellita Lins (pesquisador do Icict)


14h às 17h

O olhar da produção audiovisual independente sobre a saúde

Thereza Jessouroun (documentarista)

Reginaldo Bianco (diretor e produtor da Jah Comunicação)

Moderador: Umberto Trigueiros Lima

 

Não é necessário fazer inscrição prévia para participar dos seminários.

O seminário de aniversário (abertura do ano letivo) será transmitido em tempo real pela Rede Fiocruz.


Local: Icict/Fiocruz - Biblioteca de Manguinhos



Publicado em 6/4/2011.

Voltar ao topo Voltar