3ª Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente premia vencedores de diversos estados

Publicado em
Igor Cruz e Luana Furtado
Compartilhar:
X

A cerimônia de premiação da 3ª Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente ocorreu na última sexta-feira (25/05), dia do 107º aniversário da Fiocruz. O evento, na Tenda do Ciência em Cena, no campus de Manguinhos da Fundação, contou com a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e do presidente da Fiocruz, Paulo Buss. “É uma alegria enorme ver alunos e professores preocupados com a saúde do meio ambiente”, disse Buss, ao saudar os autores dos 28 projetos finalistas da Olimpíada, oriundos de diferentes regiões do país. “Um dos objetivos dessa importante iniciativa é capturar alunos para a saúde pública, para que, futuramente, tornem-se pesquisadores”, completou Temporão.

 A cerimônia premiou alunos de diversas regiões do Brasil (Foto: Ana Limp)

A cerimônia premiou alunos de diversas regiões do Brasil (Foto: Ana Limp)


Foram premiados seis projetos, dos Ensinos Fundamental e Médio, divididos em três categorias: Projeto de Ciências, Produção de Texto e Arte e Ciência.


“Foi muito gostoso trabalhar com os participantes, principalmente, com as crianças. Elas estão me ensinando o mundo de novo”, comentou a coordenadora geral de Vigilância em Saúde Ambiental do Ministério da Saúde, Anamaria Testa Tambellini, após o processo de seleção dos ganhadores. Na terceira edição foram selecionados 93 trabalhos em Arte e Ciência, 100 em Produção de Texto e 107 em Projeto de Ciência, totalizando 300 projetos inscritos.


Todos os vencedores da primeira fase vieram ao Rio de Janeiro para a cerimônia de premiação nacional. Foram três dias de convivência entre os diferentes representantes de regiões do país, onde todos que participaram puderam trocar experiências e fazer novos amigos. Os alunos receberam medalhas e os professores e as escolas prêmios de qualidade do trabalho pedagógico. Além disso, foram entregues prêmios especiais aos participantes que mais se destacaram.


Professores e alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, de escolas públicas e privadas, do Brasil inteiro, puderam participar. A Olimpíada tem o apoio da Coordenação Geral de Vigilância Ambiental em Saúde (CGVAM) do Ministério da Saúde e do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia.


Os premiados


Categoria Projeto de Ciências

Ensino Fundamental – Proibido leishmaniose (Dracena/SP)

Ensino Médio – Projeto Interação (Belo Horizonte)


Categoria Produção de Texto

Ensino Fundamental – Cidadão ou habitante (Canoinhas/SC)

Ensino Médio – O pesadelo (São José do Rio Preto/SP)


Categoria Arte e Ciência

Ensino Fundamental – O triste fim do nosso herói (Teresina)

Ensino Médio – Flor do mangue (Macaé/RJ)


Leia mais:


Olimpíada da Saúde entrega prêmios