Abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

Publicado em
Daniele Gonçalves e Luana Furtado
Compartilhar:
X

Estão abertas até 18 de novembro as inscrições de trabalhos para a quarta edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, promovida pela Fiocruz em parceria com a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco). A competição é voltada para alunos do 6º ao 9º anos dos Ensinos Fundamental e Médio, de escolas públicas e privadas. O objetivo é incentivar a realização de projetos que contribuem para a melhoria das condições ambientais e de saúde. Entre os prêmios oferecidos, está uma viagem de três dias ao Rio de Janeiro para participar da cerimônia de premiação nacional, na Fiocruz.


 Cerimônia de premiação dos vencedores da Olimpíada de 2006 (Foto: Ana Limp)

Cerimônia de premiação dos vencedores da Olimpíada de 2006 (Foto: Ana Limp)


Os estudantes interessados em participar devem escolher um professor-representante de sua instituição de ensino, que realizará a inscrição gratuitamente na página da Olimpíada, que pode ser acessada aqui. Após o término do período de inscrições haverá duas etapas de seleção dos trabalhos. A fase regional julgará os projetos, por região, de todo o território brasileiro. Depois disso os competidores que alcançarem a primeira colocação, em suas respectivas regiões, participarão da etapa nacional.


Ao todo, a atividade engloba três modalidades de trabalho: Arte e Ciência, Produção de Texto e Projeto de Ciências. A primeira prioriza o envio de materiais artísticos como pinturas, colagens e fotografias, por exemplo, enquanto a segunda proposta é voltada para a capacidade de expressão dos alunos. Neste modelo, serão avaliadas redações, poemas, reportagens jornalísticas e paródia, entre outros. Já no Projeto de Ciências os participantes apresentarão experimentos científicos destinados à verificação de fenômenos naturais ligados ao tema.


Segundo o professor e vencedor da região Norte na terceira edição, Odacy Souza, a competição valoriza o trabalho do profissional de educação. “A Olimpíada nos ajuda a propagar novos conceitos sobre meio ambiente e saúde, além de dar visibilidade às atividades pedagógicas realizadas pelas escolas”. A Olimpíada conta ainda com o apoio da Coordenação Geral de Vigilância Ambiental em Saúde do Ministério da Saúde.