Acesso aberto ao conhecimento também na Editora Fiocruz

Publicado em
Informe Ensp
Compartilhar:
X

O editor executivo da Editora Fiocruz, João Canossa, falou em entrevista sobre a venda de livros fazendo uso de boleto bancário on-line. Aqui, ele indica passo a passo o caminho que o usuário deve percorrer no site até a finalização da compra. Ele destacou ainda a parceria da Editora Fiocruz com a Scielo para ampliar o acesso aberto ao conhecimento científico por meio do projeto Scielo Livros.


 "Desde fevereiro deste ano, oferecemos a modalidade de boleto bancário on-line com o objetivo de simplificar e agilizar o processo de aquisição dos livros da Editora Fiocruz, dada a carência de livrarias no país para distribuição do livro universitário." 

"Desde fevereiro deste ano, oferecemos a modalidade de boleto bancário on-line com o objetivo de simplificar e agilizar o processo de aquisição dos livros da Editora Fiocruz, dada a carência de livrarias no país para distribuição do livro universitário." 


Como é feita a venda utilizando o boleto bancário?



João Canossa: Desde fevereiro deste ano, oferecemos a modalidade de boleto bancário on-line com o objetivo de simplificar e agilizar o processo de aquisição dos livros da Editora Fiocruz, dada a carência de livrarias no país para distribuição do livro universitário.


O primeiro passo é confirmar se o livro que se deseja está disponível. Para isso, o usuário deve acessar o site da Editora, clicar na opção 'Catálogo' (no menu à esquerda) e, depois, em 'Títulos'. Pela letra inicial do título, é possível localizar o livro desejado - caso haja dificuldades, ainda se conta com a ferramenta 'Busca na Editora'. Se constar informação sobre o valor do livro, é porque ele está disponível (do contrário, você encontrará a palavra 'esgotado'). É necessário que seja feita essa consulta para cada título que se quer adquirir.


Em seguida, deve-se clicar em 'Como comprar' (menu à esquerda) e, ato contínuo, em 'Boleto online'. Primeiro, as instruções devem ser lidas com atenção, depois, clica-se no ícone do boleto, no final da página. O formulário deve ser corretamente preenchido: CPF, nome e endereço completo para entrega, bem como um número telefone para que a Editora possa entrar em contato se ocorrer algum problema com o pedido. É necessário informar o título e o valor do livro desejado. Se o título for muito grande e não couber no respectivo campo, este pode ser abreviado, de modo que seja possível identificá-lo. Cito como exemplo dois títulos que começam com "Promoção da Saúde"; em casos como esse, é importante especificar com palavras do subtítulo. Para comprar mais de um livro ou mais de um exemplar de um mesmo título, o procedimento é preencher todos os dados no mesmo boleto.


Com o boleto preenchido, deve-se clicar em 'Continuar' e, depois, em 'Emitir boleto bancário'. Alerto que é comum aparecer a mensagem 'Há um problema no certificado de segurança do site'; neste caso, basta optar por 'Continuar neste site'. O documento pode ser impresso para pagamento em qualquer agência bancária. É possível também copiar o código do boleto e pagá-lo pelo site do banco, caso o usuário utilize tal serviço.


O livro será remetido para o endereço informado no formulário no primeiro dia útil após a confirmação do pagamento. Utilizamos o serviço PAC dos Correios e não cobramos frete. Para saber o tempo médio até a entrega no seu CEP, consulte www.correios.com.br.


Como o usuário deve proceder para fazer a compra de livros que estão fora do catálogo?


João Canossa: No caso da Editora Fiocruz, podemos dizer que todos os livros estão dentro do catálogo, pois, na seção 'Catálogo' do nosso site, constam informações sobre todos os títulos já publicados pela Editora Fiocruz até hoje: o primeiro foi em 1994 e, atualmente, temos cerca de 300. No entanto, vários deles (em torno de 120) estão esgotados. Se o leitor tem interesse em um título que está esgotado, pode procurá-lo para consulta nas bibliotecas da Fiocruz ou em outros acervos públicos. Contamos também com uma política de reimpressões. No ano passado, por exemplo, tivemos dez títulos reimpressos. Devido à procura, algumas obras já chegaram a três ou mais reimpressões. Além disso, alguns livros esgotados estão disponíveis em PDF para download gratuito no site da Editora.


Em que lojas podem ser encontrados os títulos da Editora Fiocruz?


João Canossa: A lista completa das livrarias e distribuidores parceiros pode ser consultada no site da Editora (seção 'Onde encontrar', do menu à esquerda). Há representantes nas cinco regiões do país, em vários estados, mas não em todos. A aquisição por boleto bancário on-line ajuda a suprir essa ausência.


Quais publicações podem ser acessadas sem custo?


João Canossa: O site da Editora oferece uma seção de 'Livros em PDF' (menu à esquerda). Atualmente, estão disponíveis seis títulos para download gratuito: Caminhos da Saúde Pública no Brasil; História Oral: desafios para o século XXI; Oswaldo Cruz: a construção de um mito na ciência brasileira; Principais Mosquitos de Importância Sanitária no Brasil; Recursos Críticos: história da cooperação técnica Opas-Brasil em recursos humanos para a saúde (1975-1988); e Vigilância Alimentar e Nutricional: limitações e interfaces com a rede de saúde.


Existe algum projeto para ampliar a oferta de livros gratuitos?


João Canossa: Essa é uma questão sobre a qual a Editora Fiocruz tem refletido, discutido e trabalhado no âmbito do projeto Scielo Livros. A Editora parou de colocar livros para acesso livre em seu site justamente para poder investir no que virá a ser o portal Scielo Livros.


Como será a parceria da Scielo com a Editora Fiocruz para o acesso aberto?


João Canossa: Essa é uma reflexão ligada ao projeto Scielo Livros, que vem sendo articulado e elaborado ao longo dos últimos três anos sob a liderança da Editora Fiocruz, Editora da UFBA, Editora Unesp e Bireme, no contexto da Rede Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu), em sintonia com o desenvolvimento internacional da publicação de livros eletrônicos (e-books).


O projeto tem como objetivo desenvolver e testar um conjunto de metodologias e tecnologias para selecionar, organizar, indexar, publicar e disseminar coleções de livros de caráter científico em formato digital. O princípio que fundamenta as atividades é aumentar a visibilidade, a acessibilidade, a qualidade, o uso e o impacto da produção científica de qualidade.


Na prática, a implantação do projeto Scielo Livros prevê um piloto com duração estimada entre 18 e 24 meses. A primeira fase desse piloto deverá estar no ar no segundo semestre de 2011. Nessa etapa inicial, cerca de 250 títulos - das três editoras participantes, em conjunto - estarão em acesso livre. Na segunda fase do piloto, será adicionado outro conjunto de aproximadamente 250 títulos das três editoras, com partes em acesso livre e opções de aquisição, ainda em estudo e estruturação. Após o piloto, a expectativa é que o projeto poderá estender-se progressivamente na Rede Scielo.


Publicado em 13/5/2011.