A Coordenação de Comunicação Social (CCS) da Fiocruz lançou, na última segunda-feira (22), uma série de vídeos sobre a prevenção ao Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya. As produções estão disponíveis nas redes sociais da Fundação e no canal da instituição no YouTube, com tradução para a Língua brasileira de sinais (Libras) e áudio e legenda em português.
A série aborda temas importantes, como os locais utilizados e ações para eliminar possíveis criadouros do mosquito e a importância da manutenção das ações de controle e prevenção ao Aedes. Os vídeos mostram que com apenas 10 minutos por semana, é possível encontrar e eliminar criadouros, evitando a proliferação do mosquito.
Aumento no número de casos
Apesar de circular durante todo o ano, o verão é o período em que o mosquito se prolifera mais facilmente, devido às altas temperaturas e grande quantidade de chuvas. O Ministério da Saúde (MS) prevê cinco milhões de casos de dengue em 2024.
De acordo com o terceiro Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) e do Levantamento de Índice Amostral (LIA), 74,8% dos criadouros do mosquito estão em casas e apartamento, como em vasos e pratos de plantas e garrafas retornáveis, o que reforça a importância da conscientização e participação da população.