O 22º Simpósio de Neonatal Care, realizado recentemente na Itália, discutiu a criação de uma Rede Mundial de Bancos de Leite Humano, na qual o Instituto Fernandes Figueira (IFF) da Fiocruz servirá de modelo e apoiará tecnicamente os ministérios da Saúde de países como Itália, Espanha e Portugal na elaboração do projeto de implantação e implementação dos bancos de leite humano (BLH). De acordo com o cronograma definido no simpósio, a reunião da Comissão Internacional em 2008 ocorrerá no Brasil.
|
Profissional do IFF armazena leite humano (Foto: Arquivo CCS) |
A Rede Nacional de Bancos de Leite Humano (BLH), criada por iniciativa do Ministério da Saúde e da Fiocruz, conta, atualmente, com 187 unidades em funcionamento e 29 postos de coleta, estando presente em todos os estados do Brasil. Esta rede se iniciou a partir do centro de referência nacional instalado, desde 1943, no IFF, unidade materno-infantil da Fiocruz, e está em processo de expansão para implantação em 13 países da América Latina e Caribe e, agora, também em países da Europa. A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece a Rede como a estratégia de baixo custo e elevado impacto social, que mais tem contribuído para a redução da mortalidade infantil.
A construção da Rede Latino-Americana de BLH tornou-se possível a partir do surgimento da Carta de Brasília, documento firmado em maio de 2005 por representantes de ministérios da Saúde de países da América Latina e Caribe, no qual estas instituições se comprometem em desenvolver ações na área do aleitamento materno, em parceria com a Rede Brasileira de BLH, coordenada pelo BLH do IFF.
A política de ampliação da Rede tem como fundamentos a qualidade do produto, a qualificação de recursos humanos, o modelo de gestão e o desenvolvimento científico e tecnológico. Este ano, a Rede auxiliou a implantação de um BLH na cidade de Havana, em Cuba, e dois no Uruguai, sendo um em Montevidéu e o outro em Taquarembó. A equipe do IFF treinou profissionais de saúde de todas as províncias da Argentina para atuação em BLH, nos diversos níveis de complexidade.