Biomanguinhos recebe Prêmio Qualidade 2006 do Rio de Janeiro

Publicado em
Flávia Lobato
Compartilhar:
X

O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Biomanguinhos) da Fiocruz recebeu o Prêmio Qualidade Rio 2006 (PQRio) na categoria Prata. O PQRio é concedido a organizações públicas e privadas do Estado do Rio de Janeiro que se destacam por sua excelência no modelo de gestão. Biomanguinhos é o primeiro órgão vinculado ao Ministério da Saúde e também a primeira unidade técnico-científica da Fiocruz a receber o prêmio. “Biomanguinhos demonstra seu compromisso com a busca contínua pela excelência, ao participar de um prêmio como este. É um reconhecimento de nossos esforços em favor da sociedade. Estamos todos de parabéns por conseguir mostrar os avanços para aprimorar nosso processo de gestão”, diz a gerente da Assessoria de Planejamento e Organização, Beatriz de Castro Fialho. “Para subirmos mais um degrau rumo à categoria Ouro teremos que ser ainda melhores, consolidando este trabalho e investindo na atualização e melhoria contínua de nossos processos”, completa. O prêmio foi entregue nesta quarta-feira (22/11), no Theatro Municipal, pela governadora Rosinha Garotinho.


 Produção de vacinas em Biomanguinhos (Foto: Peter Ilicciev)

Produção de vacinas em Biomanguinhos (Foto: Peter Ilicciev)


A unidade foi avaliada em aspectos como liderança da alta administração, planejamento estratégico e desdobramento das estratégias, sistema de indicadores, gestão do conhecimento e inovação, gestão de saúde, segurança e meio ambiente, desempenho relativo aos clientes, gestão da segurança da informação, gerenciamento de processos, desenvolvimento de recursos humanos, entre outros.


Este prêmio atesta que o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos colabora para a implantação de uma política pública de gestão e que sua atuação vai além do âmbito técnico, contemplando também questões sociais. Evidencia, a busca pela sedimentação da cultura da inovação e do aprendizado e, ainda, que o modelo adotado pela unidade é ético, participativo, transparente, descentralizado, voltado ao desenvolvimento social e orientado para resultados.


Como é o sistema de avaliação continuada em gestão pública


Biomanguinhos é uma organização que aderiu ao Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública) – conduzido pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. O objetivo do programa é garantir a excelência na administração de entidades e órgãos públicos, assim como ter parâmetros de comparação com padrões nacionais e internacionais de qualidade na área. O Gespública promove a gestão orientada para resultados, visando contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e aumentar a competitividade do país. Como integrante desse programa, Biomanguinhos faz uma auto-avaliação, validada pela Rede Nacional de Gestão Pública, que certifica os resultados atingidos.


Em 2006, ao completar 30 anos, a unidade da Fiocruz fez seu primeiro ciclo de avaliação externa, buscando o reconhecimento público do seu desempenho de gestão. No processo externo, cada organização apresenta a descrição de suas práticas por meio de relatório e concorre, anualmente, a prêmios estaduais (como o Prêmio Qualidade Rio) ou nacionais (como o Prêmio de Excelência em Gestão Pública e o Prêmio Nacional da Qualidade).