Início do conteúdo

17/02/2006

Brasil e Argentina firmam acordo de parceria para empresa binacional

Luiz Hagen


Um acordo de parceria entre Brasil e Argentina foi assinado nesta sexta-feira (17/02), no auditório José Roberto Chaves, no Instituto de Tecnologia em Imunbiológicos (Biomanguinhos), uma unidade da Fiocruz, para a construção de uma empresa binacional para a produção de reativos para diagnóstico laboratorial. O projeto foi firmado entre a Fundação Oswaldo Cruz e a Administração Nacional de Laboratórios e Institutos de Saúde (Anlis), da Argentina.


As conversas para a parceria tiveram início em setembro de 2005, quando os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Nestor Kirschner, da Argentina, se encontraram em Foz do Iguaçu para a comemoração dos 20 anos do acordo do Mercosul. O principal objetivo da empresa será produzir testes para diagnóstico que não interessam ao mercado mas que são de grande interesse estratégico para o controle epidemiológico em ambos os países.


O acordo é de confidencialidade, visando o início do projeto. Os governos trocarão informações para a construção da fábrica binacional e de sua localização.



Voltar ao topo Voltar