31/03/2015
A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) lança o caderno Arquivos nada secretos da saúde no Brasil, editado pelo Museu da Vida. De forma criativa, cheia de imagens, desenhos e comentários facilitando o entendimento do tema, a obra mergulha no acervo do Departamento de Arquivo e Documentação (DAD/COC) para mostrar a trajetória da saúde no país a partir do final do século 19.
A criação do Instituto Soroterápico Federal, no Rio de Janeiro, o Instituto Butantan, em São Paulo, o combate às doenças no início do século 20, que gerou eventos como a Revolta da Vacina, em 1904, e o início das obras do Castelo da Fiocruz, entre outros prédios que formam o conjunto arquitetônico histórico da antiga Fazenda de Manguinhos, são apresentados e comentados em textos com linguagem leve e atual para atingir o público jovem. O caderno aborda ainda os debates que antecederam a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), cuja garantia seria consolidada na Constituição de 1988.
Com 55 páginas, Arquivos nada secretos da saúde no Brasil, cuja tiragem nesta primeira edição é de mil exemplares, será lançado nesta terça-feira, 31 de março, às 16h30, no foyer do Museu da Vida.