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23/12/2020

Campanha recomenda cuidados nas festas de fim de ano

Cooperação Social da Fiocruz


As festas de final de ano podem pôr à prova os esforços de prevenção que parte da população brasileira tem investido na prevenção à Covid-19 e suas graves consequências. Com atenção a isso, a campanha Se Liga no Corona! está lançando nesta quarta-feira (22/12) materiais gráficos e sonoros com orientações para as comemorações voltadas para a população moradora de favelas e periferias. Entre elas estão a manutenção do distanciamento entre as pessoas, a preferência por celebrar as datas entre os moradores da mesma casa ou em locais abertos e ventilados, com poucos participantes, uso contínuo de máscara e utensílios descartáveis para as refeições. Para pessoas do grupo de risco, a recomendação é fazer o contato com familiares e amigos por meio de videoconferência. 

Os spots de rádio são mensagens curtas e com ênfase nas situações que levam a aglomeração nas casas e como se deve fazer para evitar contaminar a si mesmo e aos demais. O conteúdo dos áudios e das peças gráficas estão alinhados com as boas práticas recomendadas pela Fiocruz em cartilha divulgada na última semana e adaptados para as condições de vida nos territórios de favela. Ambos os formatos de materiais podem ser encontrados na página da campanha no Portal Fiocruz. A cartilha completa elaborada pela Fundação – bem como as peças gráficas - podem ser acessadas em nossa galeria de materiais sobre a pandemia para download.

Os áudios da campanha Se Liga no Corona! estão disponíveis numa galeria especial de arquivos de audio da campanha no Portal Fiocruz, Spotify e SoundCloud e serão distribuídos pelas mídias sociais das organizações comunitárias que participam da iniciativa. Eles podem ser baixados gratuitamente para uso nas rádios em geral, em especial, as comunitárias, veículos com aparelhagem de som etc. 

A campanha

A campanha Se Liga no Corona! tem como foco a prevenção ao novo coronavírus (Covid-19) considerando as condições de vida e habitação de populações em situação de vulnerabilidade socioambiental. O conteúdo produzido pela campanha inclui rádionovelas, spots para carros de som, peças e vídeos para mídias sociais e ficam disponíveis para download no Portal Fiocruz e no Maré Online. Um dos focos principais dos conteúdos é alcançar moradores e pessoas atuantes nas periferias brasileiras por meio do compartilhamento e circulação de materiais sonoros nesses territórios. A iniciativa é fruto de articulação entre a Fiocruz, Redes da Maré, Frente de Mobilização da Maré, Conselho Comunitário de Manguinhos, Conselho Gestor Intersetorial (CGI-Teias Manguinhos), Comissão de Agentes Comunitários de Saúde de Manguinhos (Comacs), coletivo Favelas Contra o Coronavírus, jornal Fala Manguinhos! e o Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN).

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