O programa Sala de convidados desta segunda-feira (27/08), a partir das 12h05, vai esclarecer, ao vivo, dúvidas dos telespectadores sobre os três eixos da 13ª Conferência Nacional de Saúde (CNS) e debate o papel dos relatores. A polêmica em torno da função relatoria surgiu no programa passado. Na ocasião, foi sugerido que os relatores deveriam apurar as demandas locais mantendo apenas temas de relevância nacional. Qual a sua opinião? Que tratamento deve ser dado às questões levantadas nas etapas municipal e estadual no momento de formular o relatório que segue para a nacional?
|
Dúvidas registradas pelo Canal Saúde em diversas regiões do país serão esclarecidas ao vivo |
Para esclarecer dúvidas dos telespectadores e internautas e refletir sobre o papel dos relatores nas conferências estarão presentes: o representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Armando Raggio; o secretário-executivo do Conselho Municipal de Saúde de Juiz de Fora, Jorge Ramos; a conselheira municipal de saúde de Camaçari (BA), Ellen Machado Rodrigues; todos relatores em etapas municipal ou estadual da 13ª CNS (a etapa nacional ocorrerá entre 14 e 18 de novembro). E ainda a representante do Ministério da Educação no Conselho Nacional de Saúde, Vania Glória de Oliveira. O Sala de convidados é apresentado por Arlindo Fábio Gómez de Sousa e Renato Farias.
O Sala de convidados é veiculado via internet e pela parabólica para todo o Brasil. Para participar, colaborar e esclarecer dúvidas, basta ligar para o telefone 0800-701-8122 ou entrar no chat que acompanha a transmissão no site do Canal Saúde, que pode ser acessado aqui. Também será possível assistir e interagir no auditório térreo da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp), no Rio de Janeiro.
Para acompanhar pela televisão é necessária uma antena parabólica comum conectada ao aparelho. O programa será veiculado na freqüência habitual do Canal Saúde (polarização horizontal 3.930 Ghz ou 1.220 Mhz). Aqueles que não têm antena parabólica, nem internet de banda larga contam com o apoio de tele-centros do Banco do Brasil em alguns estados (o endereço mais próximo pode ser consultado por meio de telefonema ao Canal Saúde).
O Canal Saúde produz, difunde e promove a troca de conhecimento, no âmbito da saúde pública e ciência & tecnologia, utilizando recursos audiovisuais e meios complementares. É um projeto permanente da Fiocruz e do MS, nascido das deliberações das Conferências Nacionais de Saúde, que identificam informação, educação e comunicação como elementos estratégicos na conquista da cidadania plena. Há 13 anos o Canal Saúde está pautado pelo compromisso social, trabalhando para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).