O Canal Saúde deste sábado (04/11), às 9h, na TV Educativa do Rio de Janeiro, debate a biossegurança. Da produção de alimentos a de medicamentos, ela detecta e minimiza riscos que podem ser causados pelo desenvolvimento de diferentes tecnologias. Atualmente, o grande desafio está em manter o equilíbrio entre o avanço tecnológico e a preservação da segurança. Descubra quais são as reais polêmicas referentes aos transgênicos e às células-tronco e entenda a diferença entre biotecnologia e biossegurança. Veja como a biossegurança é aplicada na prática pela Fiocruz, uma das instituições pioneiras no assunto. Pela parabólica e na internet, o programa vai ao ar novamente na terça-feira (07/11), às 12h05.
Para tentar esclarecer a importância da biossegurança e seu campo de atuação, o apresentador Renato Farias conversa com o presidente da Comissão Técnica de Biossegurança da Fiocruz, Eduardo Martins; o chefe do departamento de Genética e Evolução do Instituto de Biologia da Unicamp, Gonçalo Pereira; a fundadora da Associação Nacional de Biossegurança (Anbio), Leila Oda; e o coordenador de cursos de biossegurança e pesquisador da Fiocruz Sílvio Valle.
Conheça o trabalho desenvolvido por unidades da Fiocruz como Biomanguinhos e Farmanguinhos na pesquisa e desenvolvimento de vacinas e fármacos, onde a biossegurança é prioridade. Acompanhe os caminhos percorridos pela lei de biossegurança no Brasil e quais os principais dilemas enfrentados atualmente no setor. Veja como o país está no contexto mundial quando o tema é pesquisa de transgênicos e células-tronco.
O programa Canal Saúde faz parte de um projeto de mesmo nome formado por oito programas de produção própria e cinco captados por meio de parcerias, todos voltados para assuntos relacionados às políticas públicas em saúde, ciência & tecnologia, comportamento, serviço, meio ambiente, qualidade de vida e atualização profissional. O projeto pode ser conhecido no site do Canal. Para assistir aos programas é preciso sintonizar na polarização horizontal – freqüência 3.930 Ghz ou 1.220 Mhz (Embratel) ou procurar pela programação na TV Educativa do Rio de Janeiro e outras emissoras da Rede Brasil. Caso haja dificuldades em sintonizar o Canal Saúde ou, para obter outras informações sobre a programação, basta ligar para o Serviço de Atendimento ao Telespectador (SAT): 0800-7018122.