Início do conteúdo

09/03/2015

Castelo da Fiocruz ganha cor azul em homenagem aos 450 anos do Rio

CCS / Fiocruz


Como parte da programação em homenagem aos 450 anos do Rio de Janeiro, desde o início do mês de março, os 20 holofotes do Castelo Mourisco da Fiocruz estão com películas de gel no tom azul, cor-símbolo da Cidade Maravilhosa. A iluminação especial no Castelo que marca aniversário do Rio poderá ser vista durante todo o mês de março, sempre a partir das 18h30.

Foto: Pedro Kirilo (Jornal O Globo)

 

O Castelo da Fundação, que completa 115 anos em maio, já recebeu outras cores ou até mesmo teve suas luzes apagadas em outras datas comemorativas. Em 2009, utilizando o mesmo tipo de material, o Departamento de Patrimônio Histórico da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) deixou a fachada vermelha, participando da campanha do Dia Mundial de Combate à Aids (1° de dezembro). Todos os anos desde 2009, a Fundação também participa da Hora do Planeta, desligando as luzes do núcleo histórico, formado por Pavilhão Mourisco (Castelo), Pavilhão Figueiredo de Vasconcelos (Quinino), Pavilhão da Cavalariça e Pavilhão do Relógio do campus Manguinhos. A Hora do Planeta é um ato simbólico, promovido no mundo todo pela organização não-governamental WWF, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante 60 minutos.

Foto: Peter Ilicciev

 

Em 2013, as torres do Castelo Mourisco passaram por uma restauração que valorizou sua imponência. Leia mais sobre o processo na reportagem especial publicada na Revista de Manguinhos da Presidência da Fiocruz. Confira também vídeo sobre as obras de restauração:  

 

 

Localizado na av. Brasil, n. 4365, no Rio de Janeiro, campus de Manguinhos, o Castelo Mourisco da Fundação está aberto para visitação e, em geral, é a porta de entrada dos passeios programados pelo Museu da Vida. O espaço abriga a mostra permanente Passado e presente – ciência, saúde e vida pública, sobre a vida e obra de Oswaldo Cruz e Carlos Chagas. O tour pelo Castelo também inclui a mostra entomológica de Ângelo Moreira da Costa Lima, importante médico e pesquisador brasileiro que reuniu exemplares de insetos, entre outras atividades. Saiba aqui como agendar a visita.

Voltar ao topo Voltar