Centro de Saúde da Ensp/Fiocruz comemora 50 anos

Publicado em
Informe Ensp
Compartilhar:
X

De 28 a 31 de agosto, o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), comemora 50 anos de compromisso com a saúde pública e o território. Com o tema Ensino,cuidado e pesquisa: nosso compromisso com a saúde pública e o território, a semana comemorativa promoverá exposições, ato simbólico, rodas de conversa, ações do programa Justiça Itinerante, além do plantio de mudas, oficinas e homenagens. O Centro de Saúde foi inaugurado em 1967 para ser campo de prática de assistência, ensino e pesquisa em saúde pública. Sua missão, construída coletivamente por seus trabalhadores - em consonância com a missão da Fiocruz -, é promover saúde e cuidar da população do território, na integralidade da atenção, e desenvolver ensino, pesquisa e tecnologia. 

Durante a semana de comemorações, exposições permanentes estarão no saguão térreo da Ensp/Fiocruz (em frente ao auditório térreo), das 9 às 17h. As comemorações contarão com painéis sobre a história e as produções do Centro de Saúde, apresentação de artigos e da árvore do ensino, diponibilização de cesto para doação de livros e bazar da solidariedade. Na segunda-feira (28/8), às 9h, haverá um ato simbólico no Centro de Saúde. A partir das 13h, os participantes poderão assistir a abertura solene da semana comemorativa, no auditório térrreo da Ensp/Fiocruz. Ao final do dia, às 15h30, haverá uma apresentação cultural.

A Justiça Itinerante é uma grande novidade na programação comemorativa. Entre os dias 29 e 30, o programa estará em frente ao Centro de Saúde, promovendo a emissão de documentos. O serviço, oferecido pelo Poder Judiciário do estado, será voltado para moradores de Manguinhos, trabalhadores e estudantes do campus Fiocruz que morem no Rio de Janeiro.

Nos dias 29 e 31 de agosto, as rodas de conversa agitam o evento. De 9h às 16h30, no auditório térreo, as rodas debaterão terapia comunitária, saúde bucal, gestação, ensino, docência, entre outros temas. Haverá ainda a Feira da Atenção Primária Atuante, na entrada principal da Ensp/Fiocruz. No dia 31 de agosto, uma confraternização encerra as atividades. 

Acesse aqui a programação detalhada das atividades.