Alguns intelectuais renomados da educação passarão pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) da Fiocruz nas próximas semanas. Em cinco palestras nos meses de março e abril, Dermeval Saviani, Roseli Caldart, Carlos Jamil Cury, Nilda Alves, Jaqueline Moll e Gaudêncio Frigotto vão compor o ciclo de debates A articulação entre a educação básica e a educação profissional - contribuições para a 1ª Conferência Nacional de Educação Básica, que tem como objetivo promover discussões que subsidiem a participação dos diversos atores na conferência, enfocando a relação entre formação técnica e formação geral. A primeira palestra está marcada para esta quarta-feira (5/3).
|
O evento será composto por cinco debates que acompanharão os eixos temáticos da conferência. Neste dia 5 de março, Dermeval Saviani, professor-emérito da Unicamp e coordenador-geral do grupo de estudos e pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil, vai falar sobre os Desafios da construção de um sistema nacional articulado de educação. Na semana seguinte (11/3), Roseli Caldart, que é assessora pedagógica do Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária, discutirá Inclusão e diversidade na educação básica. No dia 26 será a vez de Carlos Jamil Cury, professor adjunto da PUC-MG, abordar a Construção do regime de colaboração entre os sistemas de ensino. Fechando o mês de março, Nilda Alves, que é professora-titular da Uerj, trata do tema Formação e valorização profissional no dia seguinte (27).
Em 1º de abril a diretora de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC, Jaqueline Moll, encerra o ciclo de debates falando sobre Democratização da gestão e qualidade social da educação. Além de Gaudêncio, os debatedores, que acompanharão os palestrantes na discussão do tema, são todos pesquisadores da EPSJV: Marise Ramos, Virgínia Fontes, Lucia Neves e Cláudio Gomes.
A articulação entre educação básica e educação profissional é o foco principal do evento, voltado para representantes de instituições desses dois níveis de ensino. Parte-se do princípio de que, para se construir um sistema nacional de educação, tal como propõe o tema central da conferência, também é preciso se basear em uma concepção ampla de educação, que incorpore o diálogo entre os níveis e modalidades de ensino previstos na legislação educacional, além dos processos ocorridos fora do ambiente escolar.
Todas as palestras ocorrerão às 14h, com exceção da de 27 de março, que será realizada às 9h30. O ciclo poderá ser acompanhado pela internet, em tempo real, aqui.