O número de doações de leite humano cresce a cada ano graças ao ato de solidariedade de mães que além de amamentarem seus filhos, doam o leite excedente aos bancos de leite humano (BLH) nacionais. Em 2007 foram registradas no BLH do Instituto Fernandes Figueira (IFF) da Fiocruz, centro de referência nacional em bancos de leite humano, mais de 7 mil doações, e nos três primeiros meses deste ano foram contabilizadas cerca de 1,5 mil. De acordo com o coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (Rede BLH-BR), João Aprígio Guerra de Almeida, o Brasil, atualmente, conta com 187 BLH e 33 postos de coleta, que conseguem juntos arrecadar aproximadamente 114 mil litros de leite humano ao ano. O Dia das Mães, que ocorre no próximo domingo (11/5), é uma data propícia para conscientizar mais mulheres a respeito da importância da doação.
|
Entre os benefícios da amamentação estão a diminuição dos riscos de futuras doenças alimentares, coronarianas e crônicas, como diabetes e linfomas, e ajudar a evitar a desnutrição e a obesidade |
Segundo a pediatra Isa Yoshikawa, cada mamada é uma vacina. “O leite materno tem substâncias que protegem o bebê contra doenças, por isso ele é recomendado em regime exclusivo nos seis primeiros meses de vida e continuado até os dois anos ou mais”, explica a médica. Entre os benefícios da amamentação para o bebê, a pediatra destaca a diminuição dos riscos de futuras doenças alimentares, coronarianas e crônicas, como diabetes e linfomas. O ato também evita a desnutrição e a obesidade. Para a mãe, a amamentação protege contra a depressão pós-parto, reduz o risco de hemorragia após o parto, de contrair câncer de mama e auxilia para que o corpo volte ao normal.
Desde 1985, a Fiocruz investe e trabalha no campo da pesquisa e do desenvolvimento, o que tornou possível hoje o Brasil possuir a maior rede de BLH, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), cujo modelo tem sido seguido por países da América Latina e Europa. A equipe do BLH do IFF tem como objetivo apoiar e promover o aleitamento materno. Para isso, conta com o apoio do programa Bombeiro Amigo do Peito, que passa diariamente nas casas das doadoras que moram no Estado do Rio de Janeiro para recolher o leite fornecido. As mães interessadas em doar o excesso de leite ou receber qualquer tipo de orientação em relação à amamentação, podem ligar gratuitamente para o SOS Amamentação, pelo telefone 0800 268877.