Congresso sobre Aids reúne representantes dos países de língua portuguesa no Rio

Publicado em
Catarina Chagas e Fernanda Marques
Compartilhar:
X

Resultados de pesquisas de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Brasil serão apresentados no 2º Congresso da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) sobre DST/Aids, promovido pela Fiocruz. O evento, que ocorrerá de 14 a 17 de abril no Rio de Janeiro, discutirá aspectos clínicos, epidemiológicos e sociais, bem como estratégias de prevenção e desenvolvimento de vacinas e técnicas de diagnóstico no campo das DST e da Aids. Medicamentos anti-retrovirais, resistência a drogas e doenças que costumam atingir pessoas vivendo com DST/Aids, como tuberculose, malária e hepatites, também serão debatidas.



Na abertura do evento, as conferências serão proferidas pela diretora do Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde, Mariângela Simão, e pelo diretor do escritório regional para África da Organização Mundial da Saúde (OMS), Luís Gomes Sambo. Os temas serão as experiências brasileira e africana no controle e prevenção das DST/Aids e a mesa será coordenada pela diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Mirta Roses Periago.


Quase 70% das pessoas infectadas pelo HIV no mundo vivem no continente africano, o mais afetado pela Aids. Só em 2007, estima-se que ocorreram 1,7 milhão de novas infecções. No Brasil, por sua vez, as estimativas são de que existam cerca de 600 mil pessoas vivendo com Aids. A doença é, portanto, um desafio para os países em desenvolvimento, o que requer intensificar a cooperação entre os diferentes grupos de estudo na busca de soluções para o problema.


Nesse contexto, ao final do 1º Congresso da CPLP sobre DST/Aids, que ocorreu em Angola em 2005, os países assinaram a Carta de Luanda, segundo a qual se comprometem a agir conjuntamente na promoção das políticas e estratégias de combate às DST/Aids. O segundo congresso representa a consolidação dessa iniciativa e tem como objetivos principais analisar a situação de cada um dos países em relação a essas doenças e avaliar as dificuldades encontradas na implementação de planos estratégicos, além de fortalecer as parcerias.


Ao todo, mais de 50 palestrantes vão abordar não só questões técnicas, como a transmissão vertical dos vírus, mas também direitos humanos e aspectos éticos da pesquisa em DST/Aids. Além dessas sessões plenárias, mais de 80 trabalhos serão apresentados sob a forma de painéis.


Leia mais


Aids na terceira idade


Atenção farmacêutica aumenta adesão ao tratamento anti-retroviral


Estudo português avalia a resistência de pacientes com HIV ao primeiro tratamento


Prevenção das DST/Aids nos terreiros de candomblé


Município do Paraná mostra importância do teste rápido para HIV em gestantes


Conhecimento adequado não garante atitudes efetivas de prevenção das DST/Aids


Pesquisadores estudam as relações entre Aids e hanseníase


Discussão sobre sexo e sexualidade na sala de aula


Subtipo do HIV predominante em Porto Alegre difere do resto do país


Combate à Aids requer investimento em educação


Conheça a programação do evento:

Conheça a programação do evento


2º Congresso da CPLP sobre DST/Aids

De 14 a 17 de abril de 2008

Hotel Glória, Rua do Russel 632, Glória, Rio de Janeiro, Brasil

Informações: (21) 3885-1723 (Catarina) ou (21) 3885-1712 (Fernanda)