Convênio vai fortalecer atenção básica na Baixada Fluminense

Publicado em
Compartilhar:
X

O Ministério da Saúde, a Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp) da Fiocruz, o Consórcio Hospitalar da Catalunha (CHC) e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (Cisbaf) assinaram convênio de cooperação técnica para fortalecer a atenção básica na Baixada Fluminense. Por meio do projeto de Apoio à Inovação e ao fortalecimento da Capacidade de Gestão do Setor Saúde da Baixada Fluminense, o objetivo é organizar o sistema de saúde da região a partir de políticas de atenção básica e de inovações no plano dos serviços e redes de atenção à saúde. O diretor da Ensp, Antônio Ivo de Carvalho, a representante do CHC, Olga Pane, e o presidente do Cisbaf, Farid Abrão David, assinaram o convênio.


 Atendimento no Centro de Saúde Vasco Barcelos, em Nova Iguaçu (Foto: Mazé Mixo/Divulgação)

Atendimento no Centro de Saúde Vasco Barcelos, em Nova Iguaçu (Foto: Mazé Mixo/Divulgação)


O Cisbaf é constituído pelo município de Paracambi e por onze outros da Baixada Fluminense: Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, São João de Meriti e Seropédica. A missão é definir soluções conjuntas, integrar atividades e induzir a descentralização das ações e serviços de saúde.


O Ministério da Saúde está liberando recursos para o desenvolvimento de capacitação técnica para cerca de dois mil profissionais de saúde, MBA para 40 gestores de unidades e consultoria técnica. Para a aquisição de equipamentos para as centrais de regulação de exames de alta e média complexidade serão investidos, aproximadamente, R$ 800 mil. As centrais funcionarão nos 12 municípios integrantes do Cisbaf e trarão agilidade na marcação de exames em toda a rede de saúde.


O projeto reflete necessidades definidas previamente no documento Plano de emergência para a reestruturação das ações de saúde dos municípios da Baixada Fluminense, pioneiro pela articulação das experiências internacionais bem-sucedidas de reforma e inovação na atenção pública de saúde.


O CHC atua como ente intermediário entre o Governo da Catalunha, na Espanha, e prestadores de serviços de atenção primária e hospitalar da província, com experiência predominante na Grande Região Metropolitana de Barcelona. Os resultados obtidos pela Reforma Sanitária da Catalunha são internacionalmente reconhecidos por seus êxitos no sentindo de prover atenção à saúde no sentido de prover atenção à saúde de caráter público e universal com uso eficiente do valor de recursos financeiros disponíveis.


Fonte: Informe Ensp