Início do conteúdo

01/03/2021

Covid-19: esclarecimento sobre cronograma de envio de lotes de IFA

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)


Com a chegada de mais dois lotes de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), no último sábado, dia 27, a Fiocruz soma a quantidade suficiente de matéria-prima para formular cerca de 15 milhões de doses de vacinas ao longo do mês de março. As vacinas serão entregues ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) após o deferimento do registro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), cuja análise tem seguido de forma paralela à produção. 

Ainda em março, mais três remessas de IFA estão previstas para sair da China com destino à Fundação. Outros três lotes têm previsão para embarcar em abril. Em maio, serão mais quatro remessas e, em junho, será enviado o último lote. Até o momento, o cronograma divulgado segue valendo e, ao todo, a produção da Fiocruz alcançará, em julho, a marca de 100,4 milhões de doses. 

Já no segundo semestre, com a transferência de tecnologia concluída, a Fundação poderá produzir as vacinas de forma independente, a partir da produção nacional do IFA, com expectativa de entregar mais 110 milhões no período.

Voltar ao topo Voltar