Covid-19: Fiocruz Brasília abre turma especial de mestrado

Publicado em
Fernanda Marques (Fiocruz Brasília)
Compartilhar:
X

Estarão abertas de 5 a 8 de outubro as inscrições para o Mestrado Profissional em Políticas Públicas em Saúde – Turma Especial Políticas Públicas de Saúde no Enfrentamento e na Convivência Segura com a Covid-19 e Outras Situações de Emergência Sanitária Pública. Conforme a chamada pública emergencial da Escola de Governo Fiocruz – Brasília, a turma oferece 27 vagas e podem concorrer profissionais com diploma de graduação em áreas da saúde e em outras áreas com atuação correlata às Políticas Públicas de Saúde.

“A seleção pública extraordinária é destinada a projetos que induzam a geração de conhecimento teórico-prático e específico orientado especialmente às Políticas Públicas no enfrentamento e na convivência com a Covid-19, bem como seus impactos na saúde pública. As linhas de pesquisa do programa serão contempladas, adaptando-as para o cenário pandêmico atual e preparando os discentes para situações locais, nacionais ou mundiais semelhantes”, diz o edital.

São duas as linhas de pesquisa do programa: Justiça Social e Saúde; e Vigilância e Gestão em Saúde. As 27 vagas disponíveis serão distribuídas entre 10 eixos temáticos: Educação e Saúde; Relações Internacionais e Ciência Política; Epidemiologia e Vigilância em Saúde; Saúde mental; Evidências para Políticas e Tecnologias: avaliação de programas e tecnologias em saúde; Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional; Promoção à Saúde, Ambiente e Trabalho; Direito, Saúde e Democracia; Comunicação em Saúde; e Governança e Gestão de Políticas Públicas e Saúde.

De acordo com o edital, “esse chamamento justifica-se pela demanda por produção de conhecimento científico e técnico a partir da formação de recursos humanos na produção de dissertações de mestrado e de produtos para o Sistema Único de Saúde (SUS), em resposta às necessidades apresentadas pelos serviços de saúde, sendo que esses conhecimentos serão fundamentais para uma maior compreensão integrada no enfrentamento e convivência com as endemias, epidemias e pandemias no contexto sanitário do Brasil”.

A seleção será realizada remotamente, por meio da plataforma Teams ou Zoom. A documentação digitalizada deverá ser recebida de forma eletrônica pelos canais da Escola de Governo Fiocruz – Brasília. O curso terá duração de 24 meses e será oferecido em regime parcial. As atividades desenvolvidas estarão em consonância com o Plano de
Contingenciamento da Fiocruz
vigente.

Para mais informações sobre o processo seletivo, como etapas, cronograma, documentação e outras, acesse o edital aqui.

As inscrições poderão ser feitas de 5 a 8 de outubro aqui.