O Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (CPqAM), unidade da Fiocruz em Pernambuco, promove nesta segunda-feira (20/11), seu I Seminário de Propriedade Intelectual e Inovação Tecnológica. O evento é dirigido aos pesquisadores, técnicos, alunos de pós-graduação e demais pessoas que trabalhem com pesquisa no CPqAM e demais unidades da Fiocruz. O encontro ocorrerá no Auditório Frederico Simões Barbosa, situado no centro de pesquisa, no Recife.
O seminário vai abordar diversas questões relacionadas à proteção do conhecimento gerado a partir do desenvolvimento de pesquisas, bem como discutir a importância da inovação tecnológica e o papel dos institutos de pesquisa nesse processo. Para isso, serão discutidos temas como a importância da inovação tecnológica no desenvolvimento nacional, porque patentear resultados de pesquisas e interagir com empresas, como obter informação tecnológica em documentos de patentes e como é feita a gestão tecnológica e da inovação na Fiocruz.
“Pesquisadores e funcionários precisam se familiarizar com o tema para que possam transformar o conhecimento científico que geram em produtos que contribuam para resolução de problemas de saúde pública e para a melhoria da qualidade de vida da população”, explicou o diretor do CPqAM, Romulo Maciel Filho.
O evento é uma das ações para implantação do Serviço de Inovação Tecnológica que será oficializado, em breve, no CPqAM, e funcionará como um núcleo da Coordenação de Gestão Tecnológica (Gestec) da Fiocruz no centro de pesquisa.
Entre os palestrantes do seminário estão a coordenadora de Gestão Tecnológica da Fiocruz, Celeste Emerick, a presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) do Ministério da Ciência e Tecnologia, Lúcia Melo, a coordenadora do Escritório de Transferência de Tecnologia da PUC/RS e coordenadora nacional do Fórum de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), Elizabeth Ritter.
O I Seminário de Propriedade Intelectual e Inovação Tecnológica está sendo promovido pela Direção do CPqAM e conta com o apoio do Centro de Estudos da instituição. Outras informações pelo telefone (81) 2101-2657.
Programação
9h – Abertura
9h20 – Palestra: A importância da inovação tecnológica no desenvolvimento nacional
Palestrante: Lúcia Melo - presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) do Ministério da Ciência e Tecnologia.
10h10 – Debate
10h20 – Coffee-break
10h30 – Palestra: Introdução à propriedade intelectual
Palestrante: Mônica Lustosa - advogada do Escritório Lustosa & Escobar – Propriedade Intelectual e Direito Empresarial. Presidente da Associação Nordestina de Propriedade Intelectual (ANEPI).
11h20 – Debate
11h30 – Intervalo
13h – Palestra: Por que patentear resultados de pesquisas e interagir com empresas?
Palestrante: Elizabeth Ritter - coordenadora do Escritório de Transferência de Tecnologia da PUC/RS e coordenadora Nacional do Fórum de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec)
13h50 – Debate
14h – Palestra: Como obter informação tecnológica em documentos de patentes
Palestrante: José Urquiza - agente de propriedade industrial e vice-presidente da Associação Pernambucana de Inventores (API).
14h50 – Debate
15h – Palestra: Gestão tecnológica e da inovação na Fiocruz
Palestrante: Celeste Emerick - coordenadora de Gestão Tecnológica da Fiocruz e coordenadora da Rede de Propriedade Intelectual, Cooperação, Negociação e Comercialização de Tecnologia (REPICT)
15h50 – Debate
16h – Encerramento