15/05/2023
Clara Rosa Guimarães (Cadernos de Saúde Pública)
Produzida pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), a edição de abril de 2023 da Cadernos de Saúde Pública (CSP) está disponível na íntegra no site da revista. Ao apontar exemplos de desastres de origem natural ou tecnológica no Brasil, o Editorial do mês é um convite à leitura de um dos artigos deste fascículo. “Ao mesmo tempo que os desastres produzem novos cenários de risco, há simultaneamente um processo que pode resultar na sobreposição tanto de agravos e doenças, complicando e potencializando os de maior prevalência, como de riscos e danos, com desastres que podem ocorrer de modo simultâneo”, afirma o autor, Carlos Machado de Freitas.
Por sua vez, o artigo A carga de saúde dos desastres naturais e tecnológicos no Brasil de 2013 a 2021 aponta que foram registradas mais de 50 mil catástrofes no Brasil no período de oito anos, sendo 98,62% eventos naturais. Em relação aos danos humanos, as catástrofes biológicas naturais levaram ao maior número de vítimas.
O estudo apresentado em Boas práticas, intervenções e resultados: um estudo comparativo entre uma casa de parto e hospitais do Sistema Único de Saúde da Região Sudeste, Brasil compara a assistência obstétrica de uma casa de parto e hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) da região Sudeste. "Investir na formação da enfermagem obstétrica e na ampliação e criação de mais casas de parto tem potencial para mudar a realidade obstétrica no Brasil", concluem os autores.
Tratando de uma importante temática, Aline Ferreira Gonçalves, Joviana Quintes Avanci e Kathie Njaine, autoras do artigo As giletes sempre falam mais alto: o tema da automutilação em comunidades online, analisam os espaços virtuais encontrados no Brasil nos quais se discutem tais ações. Observou-se que essas comunidades se identificam tanto pela prática da automutilação quanto por elementos da cultura juvenil da sociedade ocidental.
A edição conta ainda com dois novos artigos do Espaço Temático Amazônia, são eles: Lições de tempos urgentes: a experiência da atenção à saúde Yanomami ontem e hoje e Conservação ambiental, mobilidade espacial e condições de vida de populações tradicionais em áreas protegidas: por modelos de acesso à saúde adequados ao quadro amazônico.
Acesse o fascículo de abril da revista Cadernos de Saúde Pública com esses e outros artigos.