O aumento do número de casos de dengue no Brasil continua preocupante: segundo os últimos dados do Ministério da Saúde, de janeiro até meados de abril de 2015, foram notificados quase 746 mil novos registros da doença em todo o país. A região Sudeste concentrou o maior número (mais de 489 mil casos) de notificações de dengue, seguida das Nordeste (mais de 97 mil), regiões Centro-Oeste (pouco mais de 85 mil), Sul (mais de 46 mil) e Norte (aproximadamente 27 mil). No início de maio, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, informou que, em relação ao mesmo período de 2014, houve aumento de 234,5% no número de casos; mas também comparou a situação deste ano à de 2013, quando, no mesmo período, 1,4 milhão de casos da doença foram registrados (em relação a 2015, houve uma redução de 48%). Ele também informou que São Paulo concentra mais da metade dos casos do país.
No combate a dengue, o trabalho efetuado na Fiocruz tem se destacado, não só na busca de meios mais eficazes para a prevenção, mas também no estudo epidemiológico e clínico da doença. Algumas das ações desenvolvidas pela Fundação foram reunidas neste especial. Nele, o leitor pode conferir o que tem sido feito nos últimos anos pelas diferentes unidades da instituição para o combate à doença. Em setembro de 2014, por exemplo, pesquisadores do Fundação também deram início a mais uma etapa do projeto Eliminar a dengue: Desafio Brasil, que visa utilizar mosquitos vetores para reduzir a transmissão da dengue. Em novembro, publicaram artigo em revista científica internacional alertando que as medidas de controle da doença no país devem ser revistas.
Em meio aos diversos estudos listados, existem dois lançamentos: em abril de 2015, a Fiocruz está inaugurando uma nova faixa em seu canal oficial do YouTube com o programa BiblioDiversidade. A iniciativa visa tratar de temas importantes para a saúde pública brasileira a partir de entrevistas com autores de livros da Editora Fiocruz. Na primeira edição do programa, o tema em destaque é dengue. Além disso, pesquisadores da Fiocruz lançaram o livro Dengue: teorias e práticas. Trata-se de uma coletânea que analisa a dengue sob a ótica dos desafios impostos ao Brasil, que ultrapassam os limites do setor saúde, abrangendo as áreas de educação, comunicação social, saneamento básico etc.
Vale ressaltar que a Fundação também está investindo intensamente no combate a uma doença com características semelhantes a dengue, inclusive no que se refere a formas de prevenção: a chikungunya. Em abril de 2015, a Fiocruz reuniu profissionais de saúde em um seminário, em Campo Grande (MS), para debater procedimentos clínicos, controle e vigilância de ambas as doenças, transmitidas pelo mesmo mosquito vetor, o Aedes aegypti. Saiba mais sobre o trabalho da Fiocruz no combate à chikungunya.
Assista também aos documentários premiados da Fiocruz:
O mundo micro e macro do mosquito Aedes aegypti
Aedes aegypti e Aedes albopictus: uma ameaça nos trópicos
Foto: Acervo CCS