Distribuidora da Fiocruz amplia parceria

Publicado em
Rafael Cavadas
Compartilhar:
X

O projeto de divulgação da informação audiovisual da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz ganhou mais um parceiro. É a TV Floripa, que passa a oferecer aos moradores de Santa Catarina programas sobre saúde, cidadania e meio ambiente todas as segundas e sextas-feiras, a partir das 18h. Assim, os catarinenses se juntam aos mato-grossenses, gaúchos, cariocas, mineiros, baianos, potiguares e amazonenses, que já têm acesso ao acervo da distribuidora. Além da TV Floripa, as TVs Assembléia, do Paraná; Câmara, de Angra dos Reis; UTV, canal universitário do Rio de Janeiro; e NBR também são parceiras da VideoSaúde Distribuidora.


Atendendo a cerca de dez mil solicitações por ano, a VideoSaúde distribui, reproduz, empresta e exibe material audiovisual em saúde em programas de TV. Os mais de quatro mil títulos do acervo são realizações próprias ou de instituições públicas, empresas, organizações não-governamentais e produtoras independentes.


Para viabilizar a distribuição desse material, a VideoSaúde, criada no Centro de Informação Científica e Tecnológica (Cict) da Fiocruz em 1992, investe na implantação de uma rede de informação em videotecas descentralizadas. O projeto desenvolveu, na internet, um banco que armazena as produções audiovisuais em saúde. Assim, as instituições participantes podem montar seus acervos completos ou temáticos.


De acordo com a coordenadora da VideoSaúde, Tânia Santos, esse formato permite que as videotecas façam empréstimos ou reproduções e que estejam interligadas, otimizando o atendimento e ampliando a circulação dos materiais videográficos produzidos no país. Ao todo, já são nove instituições envolvidas, atendendo 3.500 usuários cadastrados.


Na videoteca da Escola de Saúde Pública Dr. Agrícola Paes e Barros, no Mato Grosso, o trabalho começou há pouco mais de um ano. Hoje, a videoteca encabeça uma rede de informação audiovisual implantada em 16 escritórios regionais espalhados pelo interior do estado.


"Hoje a VideoSaúde é um pólo de referência nacional para a reunião, análise, preservação e circulação de produções audiovisuais em saúde, bem como um importante instrumento de incentivo aos produtores, abrindo espaço para o conhecimento das suas criações através de programas em TVs universitárias e educativas, por meio das Mostras Nacionais de Vídeo em Saúde e da Rede de Videotecas VideoSaúde", afirma Tânia.