Doença de Chagas e leishmaniose são temas da nova 'Memórias do IOC'

Publicado em
Gustavo Barreto
Compartilhar:
X

Doença de Chagas e leishmaniose são dois dos principais temas abordados na nova edição da revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. O volume traz 20 artigos científicos e duas resenhas e conta com a participação de pesquisadores de 32 instituições. A partir deste ano, com a publicação do volume 102 da revista, os artigos aprovados são disponibilizados ahead of print no site das Memórias, na biblioteca virtual SciELO e também no PubMed.


Uma revisão feita por pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) analisa o Lutzomyia longipalpis, principal vetor da Leishmania infantum chagasi (agente causador da leishamaniose visceral americana), um complexo de espécies. Outro estudo, em parceria entre pesquisadores do IOC, da Universidade Estadual Paulista e da Universidade de São Paulo, investigou as características morfológicas, morfométricas e histológicas dos ovos de espécies de triatomíneos ainda não estudados, de forma a entender aspectos filogenéticos e da taxonomia desses vetores.  Ainda sobre triatomíneos, outros pesquisadores do IOC descrevem uma nova espécie, denominada Triatoma juazeirensis, encontrada entre pedras em ambientes selvagens e peri-domésticos da Bahia.


Também são temas deste volume das Memórias do IOC a baixa prevalência do vírus da hepatite C em ameríndios na região oeste da Venezuela, estudos sobre Leishmania amazonensis, a caracterização molecular do Trypanossoma cruzi, falhas na divisão celular do epimastigotas do T. cruzi e as regiões não-codificadas do parasito causador da doença de Chagas.


Além dos 23 pesquisadores do IOC que participaram desta edição, também fizeram parte outros cinco do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães, três de Farmanguinhos e três de Biomanguinhos, além de um pesquisador do Centro de Criação de Animais de Laboratório, todas unidades da Fiocruz. USP, Unesp, Universidade Federal de Goiás, UFRJ, UFMG, UFPB, Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, Instituto Adolfo Lutz, Instituto Clemente Ferreira, Universidade Estadual de Maringá e PUC-RS são algumas das instituições nacionais que tiveram pesquisadores entre os autores da revista. Argentina, Venezuela, Guiana Francesa, Espanha, França, Estados Unidos, Inglaterra e Turquia são alguns dos países de origem de autores deste volume.


A edição online das Memórias do Instituto Oswaldo Cruz está disponível aqui.