Na lista dos dez semifinalistas na categoria Ciências do 65° Prêmio Jabuti, duas obras são publicações da Editora Fiocruz. Covid-19: desafios para a organização e repercussões nos sistemas e serviços de saúde e Políticas e Sistemas de Saúde em Tempos de Pandemia: nove países, muitas lições. O Prêmio Jabuti é considerado o mais tradicional prêmio do livro no Brasil. Os semifinalistas foram anunciados na última quinta-feira (9/11), pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).
As duas publicações semifinalistas fazem parte da série Informação para Ação na Covid-19, fruto da parceria entre a Editora Fiocruz e o Observatório Covid-19 Fiocruz. Todos os títulos da série estão em formato digital e acesso aberto na rede SciELO Livros, que apoia a iniciativa. Em seus boletins e notas técnicas, divulgados desde o início da pandemia, o Observatório Covid-19 Fiocruz apresentou dados, informações e balanços que indicavam uma série de tendências para os sistemas de saúde de todo o país.
O e-book Covid-19: desafios para a organização e repercussões nos sistemas e serviços em saúde é a quarta publicação da série. Organizada por Margareth Crisóstomo Portela, Lenice Gnocchi da Costa Reis e Sheyla Maria Lemos Lima, pesquisadoras da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), a obra reúne análises, experiências e reflexões para tempos desafiadores de pandemia. Dividido em quatro partes, que englobam um total de 30 capítulos, o e-book é um esforço conjunto de 159 autoras e autores, pesquisadores e especialistas das mais diversas áreas de saúde pública/saúde coletiva. Segundo Margareth Portela, o volume tem um caráter documental do momento. "O livro também nos leva a pensarmos em lições para experiências futuras que possamos vir a enfrentar ou mesmo aspectos que talvez precisemos ajustar na rotina dos serviços de saúde", afirma a professora.
O livro digital Políticas e Sistemas de Saúde em Tempos de Pandemia: nove países, muitas lições encerra a série Informação para Ação na Covid-19. Organizada por Cristiani Vieira Machado, Adelyne Maria Mendes Pereira e Carlos Machado de Freitas, pesquisadores da Ensp/Fiocruz, a obra deriva de pesquisa que envolveu nove países de três regiões do mundo. Da Ásia, foram incluídas a China e a Coreia do Sul, atingidas pela Covid-19 em uma fase mais precoce. Da Europa, a segunda região no decorrer da evolução da pandemia, foram analisados os casos de Alemanha, Espanha e Reino Unido. Na região das Américas, atingida mais tardiamente, quatro países foram estudados: Argentina, Brasil, Canadá e México. Foram pesquisadas as políticas de enfrentamento da Covid-19 em cada uma dessas nações, considerando seus contextos e características prévias de seus sistemas e coberturas de saúde, além das estratégias adotadas no âmbito da atenção e da vigilância.
Livros do momento (instant books)
A série Informação para Ação na Covid-19 apoia-se no conceito de publicação instantânea (ou, em inglês, instant books), livros que tratam de assuntos do momento, produzidos com agilidade de modo a estarem disponíveis em um curto período de tempo. Sem abrir mão do rigor e validação acadêmicos, as obras da série levaram ao público conhecimentos e reflexões sobre a pandemia no calor dos fatos, combinando um esforço de análises amplas e integradas. "Esses livros têm como objetivo reunir o conjunto de produções técnicas da Fiocruz, como relatórios, estudos e notas técnicas, em resposta à Covid-19", afirma Carlos Machado, coordenador do Observatório Covid-19.
Observatório Covid-19 Fiocruz
O Observatório foi constituído logo nos primeiros meses da epidemia de Covid-19 no Brasil, com o objetivo de reunir informações sobre seus diversos aspectos epidemiológicos, demográficos, sociais e políticos e sua expressão em grupos sociais de maior vulnerabilidade. Tem caráter multidisciplinar, visto que a pandemia deve ser entendida como um fenômeno influenciado por diversos fatores geográficos, históricos, culturais e econômicos e afeta todas essas dimensões. Em seu âmbito, estudar, analisar e emitir alertas sobre a situação e tendências da pandemia não constitui mero exercício estatístico, pois se desdobra em uma compreensão ampla sobre a sociedade brasileira e seu sistema de saúde, com especial ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS).
Prêmio Jabuti 2023
Em sua edição de 2023, o Jabuti teve 4.245 obras inscritas, avaliadas por jurados especializados. Na primeira etapa de avaliação, foram selecionados os 10 melhores livros em cada uma de 21 categorias. Os cinco finalistas de cada categoria serão conhecidos no dia 21 de novembro.