29/11/2016
Na semana do Dia Mundial de Luta contra a Aids (1°/12), a Editora Fiocruz anuncia o lançamento do novo título Políticas de Controle do HIV/Aids no Brasil e em Moçambique. Com organização de Nair Teles, Jairo Jacques da Matta e Wanda Espírito Santo, a obra estará entre os livros do segundo lançamento coletivo anual da editora, que ocorre no dia 15 de dezembro. Na ocasião, serão lançados outros oito livros e mais seis DVDs do selo Fiocruz Vídeo da VideoSaúde Distribuidora, sobre temas variados. O lançamento será no Viva Rio, a partir das 18h. Mais informações sobre o evento serão divulgadas em breve.
Confira outros títulos da Editora Fiocruz sobre a temática HIV / Aids:
As Pestes do Século XX: tuberculose e Aids no Brasil, uma história comparada
Autora: Dilene Raimundo do Nascimento
O livro traz um estudo, em perspectiva comparada, da tuberculose e da Aids no Brasil, nas primeiras e últimas décadas do século XX. Resgatando a análise de ensaios anteriores sobre a tuberculose na cidade do Rio de Janeiro, a autora constata a existência de analogias evidentes em relação à Aids tanto do ponto de vista do conhecimento científico e das ações institucionais quanto das construções sociais.
Saiba mais aqui.
Pele e Aids: manifestações dermatológicas na síndrome da imunodeficiência adquirida
Coordenador: Carlos Alberto Basilio de Oliveira
Informações sobre os principais problemas dermatológicos, infecciosos ou não, que acometem pacientes com Aids foram reunidas neste CD-ROM, cujo objetivo é auxiliar os profissionais de saúde no atendimento e tratamento desses pacientes. A obra traz 44 pranchas e respectivos verbetes descritivos sobre as manifestações cutâneas na síndrome da imunodeficiência humana. As imagens usadas pertencem ao acervo do Laboratório de Anatomia Patológica do Hospital Universitário Gafrée e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). A obra é fruto do trabalho e da experiência de uma equipe de 11 profissionais, entre dermatologias e especialistas em anatomia patológica e Aids, a maioria da UniRio, mas também da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Saiba mais aqui.
Qual Prevenção? - Aids, sexualidade e gênero em uma favela carioca
Autora: Simone Monteiro
A partir da temática da proteção, Simone Monteiro relativiza o enfoque epidemiológico de risco, mostrando o modo como os jovens da comunidade de Vigário Geral encaram a sexualidade e suas implicações. Desconstruindo a idéia recorrente no imaginário social de que a questão da prevenção é amplamente difundida na sociedade brasileira, a autora nos apresenta reflexões, com base em depoimentos decorrentes de uma pesquisa aprofundada, que permitem um questionamento crítico sobre o verdadeiro alcance das políticas preventivas em saúde.
Saiba mais aqui.
Avessos do Prazer: drogas, Aids e direitos humanos
Organizadora: Gilberta Acselrad
Discussões sobre drogas e Aids ocupam, a todo momento, noticiários e mentes. Porém, a maneira como vêm sendo encaminhadas é pouco democrática e muito superficial, com tendência a manter as generalizações feitas até então. Como tratar os usuários de drogas legais e ilegais? Simplesmente reprimindo-os? Como proteger-se do HIV, já que a noção de grupos de risco já não se sustenta mais? Para aprofundar as reflexões sobre estes temas, a maioria dos autores, assim como a organizadora, desenvolveu o curso de extensão universitária Drogas e Aids: questões de direitos humanos, iniciado em 1996 na Uerj. Grande parte dos artigos trata de temas discutidos em sala de aula ao longo dos três primeiros anos do curso. Grande contribuição para quem pensa - e age - na área, no mundo.
Saiba mais aqui. Assista também o programa Ciência & Letras do Canal Saúde especial sobre o livro.
Aids na terceira década
Autor: Francisco Inácio Bastos
O volume apresenta uma espécie de cronologia e ‘balanço’ da doença nas três últimas décadas, observando ainda os aspectos sociais e culturais de um fenômeno mundial. Ao apreciar a leitura percebemos que a história da Aids compreende, infelizmente, relatos degradantes de estigmatização e marginalização de pessoas sob risco de contrair/transmitir o HIV ou já vivendo com a infecção. Felizmente, também existem histórias de solidariedade e altruísmo, mobilização social e os avanços de uma ciência com ética e qualidade.
O livro está disponível na plataforma Scielo Books.