Início do conteúdo

12/07/2019

Encontro pauta Agenda 2030, Direitos humanos e Comunicação na Fiocruz

Luiza Gomes (Cooperação Social da Fiocruz)


A Coordenação de Cooperação Social e o Museu da Vida da Casa Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) promovem, no dia 29 (segunda-feira), o próximo encontro do ciclo DH em Debate - Direitos Humanos, Saúde e Território de Favelas com o tema Agenda 2030, Declaração Universal dos Direitos Humanos e Comunicação. O evento ocorre de 9h às 12h, no Auditório do Museu da Vida, no campus Manguinhos da Fiocruz, no Rio de Janeiro, e contará com a presença de intérpretes de Libras. 

Na mesa de debate, Claudia Santiago, coordenadora do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), falará sobre a experiência do NPC na defesa da comunicação popular e comunitária; Rodrigo Murtinho, diretor do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), abordará a comunicação institucional em interface com a saúde e seu papel na divulgação e acesso à informação; e Juliano Fiori, especialista em políticas humanitárias e direitos humanos, fará uma análise crítica da história dos direitos humanos e da construção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/Nações Unidas). O evento também contará com falas de comunicadores populares das favelas do Jacarezinho, Maré, Manguinhos e Alemão, além de espaço para manifestações espontâneas (“microfone aberto”).

Os 17 ODS que integram a Agenda 2030 apresentam a comunicação como eixo transversal no que diz respeito ao desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação (TICs), infraestruturas de inovação que propiciem justiça social e empoderamento e, também, para assegurar o acesso da população à informação de maneira segura e responsável, com garantia às liberdades fundamentais definidas na legislação nacional e nos acordos internacionais. Complementa, deste modo, o que estabelece a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em que o direito à liberdade de expressão e a defesa do acesso/transmissão de informações e ideias deve ser garantido a todos, independentemente das fronteiras e dos meios.

O primeiro encontro DH em Debate, em abril de 2018, discutiu a questão dos recursos hídricos – o acesso à água e seus usos - e a liberdade de expressão; em dezembro, a temática relacionada a favela foi Moradia, Deficiência & Acessibilidade e Juventudes.  

DH em Debate: Direitos Humanos, Saúde e Território de Favelas
Ciclo 2: Agenda 2030, Direitos Humanos e Comunicação
Data: 29 de julho de 2019
Horário: 9h às 12h
Local: Auditório do Museu da Vida

Voltar ao topo Voltar