Entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) promoverá uma série de atividades para celebrar seu 67º aniversário. Que país será este? Reconstruindo e construindo agendas e trajetórias, tema escolhido neste ano, promoverá uma série de reflexões que vão além dos 17 meses de pandemia da Covid-19, e colocam em evidência o cenário de crise na esfera política, econômica e ambiental e a necessidade da construção de agendas voltadas para a melhoria das condições de vida da população, redução das desigualdades em saúde e das mudanças no mundo do trabalho. Todas as mesas serão transmitidas pelo canal da Ensp/Fiocruz no YouTube. Confira a programação completa.
A programação tem início com a Cerimônia de Formatura dos Alunos da Pós-Graduação e segue até o dia 3 de setembro, com mesas que debaterão a educação e a importância da ciência no combate à pandemia; as transformações no mundo do trabalho; a relação entre território, ambiente e sustentabilidade; a diversidade e as desigualdades étnico-raciais e de gênero; e a importância da comunicação como direito. "Contamos com a participação de todos compartilhando ideias e refletindo sobre as perspectivas da construção de uma agenda propositiva para a Saúde Pública e o Estado brasileiro", afirmou o diretor da Ensp/Fiocruz, Marco Menezes.
Dia 31/8: Homenagem a alunos, professores e ao ex-diretor da Ensp
O dia 31 de agosto promoverá uma série de homenagens aos professores e alunos, do lato e stricto sensu da pós-graduação da Ensp/Fiocruz, por toda dedicação e readaptação para o ensino remoto. A partir das 14h, será a vez de relembrar o ex-diretor Antônio Ivo de Carvalho, em solenidade organizada pela Direção da Escola em conjunto com o Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps) e o Centro de Estudos Estratégicos Antonio Ivo de Carvalho (CEE/Fiocruz).
Observatório Covid-19 e cenários do mundo do trabalho na pandemia
Na quarta-feira (1°/9), as atividades começarão às 9h, com a abertura do aniversário, seguida da apresentação do Observatório Covid-19 e com o painel Ambiente, Saúde e Sustentabilidade: política, experiências e perspectivas. Os cenários do mundo do trabalho na pandemia e pós-pandemia será o tema do debate na mesa da tarde, a partir das 14h.
As atividades seguem na quinta e sexta-feira, pela manhã e à tarde, com debates sobre o Direito à Comunicação; Integridade na Pesquisa e na Publicação Científica; Mudança Estrutural e Saúde; Desigualdades Étnico-raciais e de Gênero no Contexto da Crise, além da comemoração do 67º aniversário da Escola Nacional de Saúde Pública e da apresentação teatral Luiza Mahin... Eu ainda continuo aqui.
Todas as atividades serão transmitidas on-line pelo canal da Ensp no YouTube.
Acompanhe nas redes sociais da Escola (Facebook, Instagram e Twitter), no site da Ensp e no Informe Ensp, a programação diária do aniversário e não perca os debates. Fique pode dentro de tudo que acontecerá na celebração assistindo os stories da Ensp/Fiocruz.
Inscreva-se no canal da Ensp/Fiocruz no YouTube e ative as notificações para receber mensagem sobre o início das atividades.
Acesse o Informe Ensp e acompanhe toda cobertura jornalística do Aniversário Ensp 67 anos.