Ensp/Fiocruz recebe CDC para debater resultados de projetos sobre HIV/Aids e zika

Publicado em
Informe Ensp
Compartilhar:
X

No dia 5 de dezembro, a equipe de trabalho da pesquisadora Marly Marques da Cruz, docente do Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp) da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) e integrante do Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais (Laser/Densp), reuniu-se com representantes do Centers for Disease Control and Prevention (CDC) para apresentar o andamento dos projetos de pesquisa sobre zika e HIV/Aids. Tais ações fazem parte do Acordo de Cooperação firmado entre Ensp/Fiocruz/Fiotec e CDC, com a parceria do Ministério da Saúde de Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde. 

Na ocasião apresentou-se a pesquisa sobre HIV/Aids, inserida no Programa Global de HIV/Aids do CDC, que se iniciou em 2003 e tem sido realizada em ciclos de cinco anos (este ano é o último do terceiro ciclo). O estudo engloba seis grandes atividades, entendidas como subprojetos, que envolvem o fortalecimento do  Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV e das Hepatites Virais (DIAHV) do Ministério da Saúde; fortalecimento da Vigilância Epidemiológica do HIV/Aids no Brasil; Cooperação Técnica com o município de São Paulo; apoio para a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba na sustentabilidade das atividades implementadas durante o projeto A Hora É Agora; monitoramento de todas as atividades do Acordo de Cooperação e apoio administrativo, financeiro e técnico para a implementação das atividades do Programa de HIV/Aids. 

Foram apresentados também os resultados preliminares de algumas pesquisas sobre zika, inseridas no programa de Doenças Emergentes do CDC, e o andamento de projetos desenvolvidos em parceria com o Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz Pernambuco), com a Liverpool School of Tropical Medicine e a London School of Hygiene & Tropical Medicine e o Instituto René Rachou (Fiocruz Minas). As pesquisas buscam apoiar os esforços do Governo do Brasil para controlar a disseminação do Aedes Aegypti, fortalecer a capacidade de monitoramento da zika, outras infecções por arbovírus e doenças relacionadas, entre outras atividades. 

Participaram da reunião representantes da Assessoria de Cooperação Internacional da Ensp/Fiocruz e representantes da Fiotec, que apresentaram o histórico da Fundação, suas características legais e institucionais, bem como explicaram brevemente o processo pelo qual passam os projetos sob sua administração.