Escola Nacional de Saúde Pública lança nova Biblioteca Multimídia

Publicado em
Compartilhar:
X

Promover a produção de conhecimento voltada para a saúde pública e torná-la acessível para todos é o que a nova Biblioteca Multimídia da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp) se propõe a oferecer. O serviço integra o portal da Escola e se torna um espaço onde pesquisadores, alunos e colaboradores podem inserir animações, áudios, gráficos, imagens, links, mapas, artigos e qualquer outro texto para posterior download. Todos os materiais estão abertos para comentários do público. Com novo visual, mais dinâmica e com um sistema de busca mais abrangente, a Biblioteca Multimídia reafirma o compromisso da Ensp com a gestão do conhecimento, a transparência e o acesso livre à informação pública. Em breve, por um convênio com o Serviço de Processamento de Dados (Serpro) do Governo Federal, todos os documentos do acervo estarão disponíveis para deficientes visuais.



No banco de dados estão armazenadas apresentações feitas em eventos promovidos pela Ensp, resultados de oficinas e seminários. Professores da Escola também podem incluir material de apoio utilizado em seus cursos, aulas apresentadas, artigos sugeridos para leitura, desde que possam ser consultados pelo público externo. Os alunos podem incluir seus trabalhos finais de cursos. Outra inovação da Biblioteca Multimídia é a busca por uma das 24 áreas temáticas, além de permitir o acesso direto através dos arquivos cadastrados mais recentemente ou aos mais acessados pelos usuários. A Biblioteca Virtual Multimídia da Ensp se diferencia das demais bibliotecas da área, pois o próprio colaborador remete seu material na íntegra, e este pode se tornar alvo de debate direto entre os leitores e o colaborador, que podem enviar comentários para cada publicação.


Atualmente a ferramenta totaliza mais de 300 registros, que já foram revisados e classificados desde 2004, quando a primeira versão da Biblioteca foi lançada. Aos poucos, todos os arquivos do acervo, cerca de mil registros, que estão passando por uma reorganização de conteúdo e classificação por área, estarão disponíveis no acervo virtual. O convênio com o Serpro será feito a partir de um software desenvolvido pelo próprio órgão, que permite a leitura dos documentos em áudio. A constituição da Biblioteca encaixa-se, portanto, nas diretrizes do Governo Federal de democratização das informações publicas, de inclusão digital e acessibilidade.


Todo documento postado na Biblioteca é de responsabilidade do usuário que fez seu cadastro no sistema. Os arquivos serão avaliados pela equipe de jornalismo da Coordenação de Comunicação Institucional da Ensp e depois liberado para acesso na Biblioteca. O conteúdo que for considerado impróprio pelos editores, desrespeitando princípios éticos, ferindo a privacidade dos colaboradores ou denegrindo a imagem institucional não será publicado. A Biblioteca estará em processo de desenvolvimento e aprimoramento constantes. Para acessar a Biblioteca basta clicar aqui.


Fonte: Informe Ensp