A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) da Fiocruz acaba de lançar o Dicionário da educação profissional em saúde. A publicação é pioneira no gênero e tem como objetivo a formação qualificada dos profissionais, buscando um sistema de saúde mais justo, solidário e de qualidade para os brasileiros. Segundo a professora Isabel Brasil, que em parceria com o professor Júlio César Lima coordenou a obra, o dicionário é fruto do trabalho coletivo de educadores/pesquisadores de várias instituições – referências técnico-científicas nas suas linhas de atuação – cúmplices em um projeto qualificado de formação dos trabalhadores da saúde.
|
A elaboração do dicionário foi pautada na articulação dos eixos trabalho, educação e saúde. A obra presenta uma série de verbetes que descrevem e problematizam a educação profissional em saúde, organização do sistema de saúde brasileiro e o processo histórico do trabalho em saúde, além de temas que auxiliam diretamente a concepção e a qualificação dos profissionais que atuam nas escolas de formação ligados a essa área. O dicionário é uma publicação fundamentada no pensamento crítico da educação profissional em saúde, que é uma marca da EPSJV.
Foram impressas 1.500 cópias, que serão distribuídas gratuitamente para as instituições que tiverem interesse. Cada órgão receberá, no máximo, um exemplar, que deve ser solicitado pelo e-mail observa@epsjv.fiocruz.br. O restante da tiragem será vendido na Secretaria Escolar da EPSJV por R$ 30 para o público em geral e R$ 24 para professores e estudantes.